Menu
Cinema com ela
Cinema com ela

Nicolas Cage vive homem excepcionalmente normal em “O Homem dos Sonhos”

O ator interpreta um acadêmico chato cuja imagem de alguma forma chega a milhões de mentes adormecidas; longa chega aos cinemas nesta quinta-feira (4)

Tamires Rodrigues

04/04/2024 5h00

Foto: Divulgação/California Filmes

Nicolas Cage talvez nunca tenha tido a chance de interpretar a si mesmo com tantas camadas diferentes, nem mesmo em “O Peso do Talento” (2022), onde vive sua versão fictícia. Acontece que o ator sabe que o estrelato tem seus altos e baixos.

Nesta quinta-feira (4), estreia “O Homem dos Sonhos”, que acompanha um professor completamente normal que, da noite para o dia, se vê dentro dos sonhos de todas as pessoas. O longa faz uma sátira com toques de terror sobre a insegurança das redes sociais e a natureza da fama viral, algo a ser aspirado – ou sonhado – por todos, mesmo que muitas vezes não muito romantizado.

Foto: Divulgação/California Filmes

Um infeliz pai de família (Nicolas Cage) vê sua vida virar de cabeça para baixo quando milhões de estranhos começam a vê-lo em seus sonhos. Quando suas aparições noturnas tomam um rumo de pesadelo, Paul é forçado a lidar com seu novo estrelato.

Cage nos mostra um cara chato, careca e de óculos, habitualmente vestindo um corta-vento com gola peluda. Privadamente, ele está tomado de raiva pela falta de publicações e pela estagnação de sua carreira. Parece até que conhecemos ele, só que não! É só um personagem excepcionalmente normal. Mas, para a surpresa de todos, o professor tem um destino inesperado e se torna um cruzamento entre Freddy Krueger de “A Hora do Pesadelo” (1984) com Leonard Zelig de Woody Allen.

Foto: Divulgação/California Filmes

Através de alguma epidemia sobrenatural e psicopatológica, o velho e chato Professor Matthews começou a aparecer nos sonhos de todos. De certa forma, o motivo pelo qual Matthews começa a aparecer nos sonhos não é mencionado no filme, talvez justamente pelo fato de ser uma sátira da fama na internet que chega sem justificativa e some da mesma forma.

O escritor e diretor norueguês Kristoffer Borgli tem um longo interesse em satirizar o narcisismo e a fome das celebridades, como no excelente “Doente de Mim Mesma” (2022). Em sua atual produção, ele conduz uma discussão inteligente sobre a experiência da fama, sua autoconsciência e autoalienação em relação à verdadeira personalidade.

Foto: Divulgação/California Filmes

O destaque também vai para o uso das câmeras que mostram diferentes pontos de vista da mesma cena, talvez uma brincadeira para mostrar que nem sempre a pessoa merece estar naquele lugar.

Conclusão

“O Homem dos Sonhos” tem uma habilidade perigosa sobre o sucesso, questionando se realmente vale a pena transformar alguém em ícone e tirar isso de forma abrupta. Nicolas Cage é um ator singular, seu personagem lembra em vários aspectos John Malkovich, de Spike Jonze. Um dos melhores do ano!

Confira o trailer:

Ficha Técnica
Direção: Kristoffer Borgli; 
Roteiro: Kristoffer Borgli;
Elenco: Nicolas Cage, Julianne Nicholson, Michael Cera, Tim Meadows, Dylan Gelula, Dylan Baker;
Gênero: Comédia, Terror;
Duração: 102 minutos;
Distribuição: California Filmes;
Classificação indicativa: 16 anos;
Assistiu à cabine de imprensa a convite da Sinny Assessoria 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado