Menu
Cinema com ela
Cinema com ela

Mia Wasikowska protagoniza sátira sobre problemáticas atuais em “Clube Zero”

Novo longa de Jessica Hausner acaba entrando em vários pontos de maneira rasa; Longa chega aos cinemas nesta quinta-feira (25)

Tamires Rodrigues

25/04/2024 10h00

Foto: Divulgação/Pandora Filmes

Nesta quinta-feira (25), estreia o novo longa dirigido e escrito por Jessica Hausner, auxiliada por Géraldine Bajard, “Clube Zero”. A trama aborda duas grandes discussões: transtornos alimentares na juventude e o negacionismo científico.

Miss Novak (Mia Wasikowska) é uma professora que consegue um emprego em uma escola de elite e forma um forte vínculo com os alunos. Ela introduz uma aula de nutrição baseada num conceito inovador. Esta mudança conduz a uma revolução nos hábitos alimentares da escola. Mas, com o passar do tempo, a influência que Miss Novak exerce sobre certos alunos eventualmente toma um rumo perigoso.

Foto: Divulgação/Pandora Filmes

Desde o seu início, o filme de Jessica Hausner, “Little Joe” (2019), mostra uma atmosfera mais singular, quase como um filme de terror, uma trilha sugestiva, a ambientação e até pode lembrar o gênero por conta dos acontecimentos que vão se seguindo um mais estranho do que o outro, fica um pouco difícil do espectador olhar para a tela.

A paleta de cores, focada nos tons amarelados, esverdeados e azulados, é mesclada com a personalidade e evolução dos personagens.

Um dos poucos pontos positivos da trama é justamente o trabalho estético de Hausner. A diretora não tem nenhuma vergonha em deixar claro que está se inspirando nos enquadramentos e nas cores de Wes Anderson e até no cinema grego moderno – com Yorgos Lanthimos como seu propulsor.

Foto: Divulgação/Pandora Filmes

O roteiro começa bem, ele mostra a realidade de todos os alunos no círculo em que falam os motivos que os levam a mudar a alimentação, mas contudo não passa disso, a trama trilha um caminho sem chegada. E foca apenas na sua estética.

Questões como obsessão alimentar, problemas com os pais acabam caindo no vazio, pois os debates são tão superficiais que não adentram em nenhuma discussão que pode chegar a algum lugar.

Foto: Divulgação/Pandora Filmes

Mia Wasikowska é uma ótima atriz, mas mesmo seu desempenho notável não consegue salvar o roteiro da produção.

A inexpressividade dos atores jovens, que é um elemento estilístico que busca deixar o espectador ainda mais distante da trama, ou seja, o filme não busca intrigar ou questionar, muito menos promover uma reflexão profunda, a ideia é só observar.

Foto: Divulgação/Pandora Filmes

Conclusão

“Clube Zero” tem uma discussão louvável, mas não foca em adentrar realmente em nenhum ponto central. A redução do consumismo e desperdício, a ansiedade e o autocontrole indispensável propõem ensinar que nós temos o controle, mas será mesmo?

Confira o trailer: 

Ficha Técnica
Direção: Jessica Hausner; 
Roteiro: Jessica Hausner, Géraldine Bajard; Elenco: Mia Wasikowska, Sidse Babett Knudsen, Amir El-Masry, Camilla Rutherford, Amanda Lawrence, Sam Hoare, Elsa Zylberstein, Keeley Forsyth, Mathieu Demy, Emily Stride, Szandra Asztalos, Florence Baker, Samuel D Anderson;
Gênero: comédia, drama, suspense;
Duração: 110 minutos;
Distribuição: Pandora Filmes; 
Classificação indicativa: 18 anos;
Assistiu à cabine de imprensa a convite da Sinny Assessoria 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado