Menu
Arquitetura & Design
Arquitetura & Design

Como decorar seu lavabo

Dicas para deixar esse pequeno espaço elegante para receber seus convidados

Veridiana Arruda

28/07/2021 14h48

Como decorar seu lavabo

Olá! Essa semana escolhi falar sobre um espaço pequeno na maioria das casas: o lavabo.

Sua importância nas moradias vem lá da idade média, quando o hábito de lavar as mãos antes das refeições tornou-se necessário a fim de prevenir doenças. No início, eram compostos apenas por um móvel com uma bacia e um jarro.

Hoje, eles são compostos basicamente de uma pia e sanitário. São considerados o menor ambiente no projeto das casas. Um ambiente projetado para atender exclusivamente os visitantes.

Os banheiros da casa, de uso dos moradores, são lugares muito pessoais. Para muitas pessoas é constrangedor permitir seu uso por visitantes. Por isso, com o tempo, foi havendo a importância de criar esse ambiente com um lavatório e um vaso sanitário.

Apesar de ser um ambiente pequeno, é muito legal que você dê uma atenção especial a ele. Decorar um lavabo não é uma tarefa complicada e faz toda diferença na hora de receber.

Na hora de projetar seu lavabo é muito importante você levar o mesmo estilo de decoração do resto da sua casa para esse pequeno espaço. É muito importante que ele seja bonito, acolhedor e que atenda bem seus visitantes.

Como são bem pequenos, é essencial a atenção para a área de circulação. Faça um bom projeto pensando no tamanho da bancada da pia, a abertura da porta, o posicionamento do vaso.

Costumamos falar no espaço mínimo de 60 centímetros para a circulação, ou seja, distância da bancada e o vaso, por exemplo.

Prestem muita atenção na abertura da porta!! A porta não pode bater no vaso e muito menos na bancada. É desconfortante a visita ter que fazer “manobra” para entrar no lavabo. Já fui em muitas casas que para poder entrar no lavabo, tem que abrir um pouquinho a porta, entrar de lado e só então fechar a porta.

Existem várias alternativas para sanar esse problema, como por exemplo usar portas de correr ou aquelas sanfonadas. Lógico que cada caso é um caso. Tem que ser bem estudado a melhor alternativa sempre.

Por ser um espaço pequeno é imprescindível pensar na ventilação. A falta de ventilação pode causar problemas com umidade, odores, sensação de confinamento.

É muito comum os lavabos não possuírem janelas. Nessas situações existem algumas soluções. Você pode se socorrer usando exaustor ou grade de ventilação.

O exaustor é um aparelho que funciona conectado na rede elétrica, podendo ser instalado no teto ou na parede. Ele irá captar o ar do ambiente através de uma pequena hélice e jogar para fora por meio de um duto. É preciso consultar um profissional para ver a viabilidade de instalação desse aparelho, bem como o local de instalação.

Outra dica é a grade de ventilação. Essa é uma solução mais econômica. Também pode ser instalada no teto ou parede, porém não precisa de rede elétrica para seu funcionamento. Ela tem o formato de uma grelha onde o ar abafado sai pelo lado de cima, enquanto uma nova corrente de ar entra pelas entradas localizadas na parte de baixo.

Friso, consulte antes um profissional para ver qual melhor alternativa para seu lavabo.

Para os lavabos pequenos sem janelas, evite usar armários sob a pia. Eles diminuem ainda mais a sensação de amplitude do ambiente e sofrem muito com a umidade do lugar, tendo uma vida mais curta.

Use plantas! Elas ajudam na qualidade do ar e também ajudam dar a sensação de amplitude no ambiente. As samambaias, lírios da paz, violetas, espada de São Jorge, filodendro, babosa são alguns exemplos de plantas que vivem muito bem em ambientes sem janelas.

Capriche na iluminação. Além da iluminação no teto, e no espelho use na bancada, prateleiras ou nichos.

Para os itens essenciais no lavabo procure deixar sempre: sabonete líquido, aromatizador de ambiente, toalha de mão (pode ser de tecido ou papel). Você pode deixá-los em uma bandeja sob a bancada da pia. Fica um charme!

Em um cantinho no chão, perto do vaso sanitário, é legal deixar um cesto com rolos de papel higiênico extras.

Ainda sobre os itens que você pode deixar no lavabo, você pode deixar um creme hidratante, lencinho umedecido, algodão, fio dental tudo bem organizado e posto de forma discreta para o conforto da sua visita.

O espelho pode ser grande, ele ajuda ampliar o ambiente. Na dúvida em relação ao tamanho dele, use no tamanho da sua bancada.

Quadros ficam lindos também. Mas lembre-se de seguir todo o estilo da decoração do resto da sua casa.

Por fim, caso você more em uma casa pequena, ou até mesmo antiga, que não seja possível ter um lavabo, não se preocupe. Organize seu banheiro de forma que ele também seja funcional para o seu convidado sem tirar sua privacidade.

Uma dica ótima, é disfarçar a área do box com uma película espelhada que esconde a área do banho. Genial!

Inspire-se!

Até a próxima semana!!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado