Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Telemedicina contribui na ampliação do acesso de milhões de pacientes aos serviços de saúde

Câmara aprova PL que autoriza e disciplina esse tipo de atendimento no país

Analice Nicolau

16/12/2022 12h00


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (13/12), o Projeto de Lei 1998/2020 que autoriza e disciplina a prática de telemedicina no Brasil.

A advogada e especialista em Direito Médico Mérces da Silva Nunes

De acordo com a nova Lei, considera-se telemedicina a “transmissão segura de dados e informações médicas, por meio de texto, som, imagens ou outras formas necessárias para a prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo prescrição medicamentosa e acompanhamento de pacientes”.

“A telemedicina contribuirá — sem dúvida e de forma significativa — para ampliar o acesso de milhões de pacientes aos serviços de saúde, das redes pública e privada, em todo o país, além de reduzir o custo dos serviços de saúde, o desperdício de recursos públicos e otimizar a utilização de mão-de-obra especializada”, afirma a advogada e especialista em Direito Médico Mérces da Silva Nunes.

A telemedicina contribuirá para ampliar o acesso de milhões de pacientes aos serviços de saúde

A telemedicina deverá ser realizada por livre decisão do paciente ou de seu representante legal e sob a responsabilidade profissional do médico — e deverá obedecer aos princípios da autonomia, da beneficência, da justiça, da não maleficência, da ética, da liberdade e da independência do médico e da responsabilidade digital.

A nova lei estabelece, ainda, que compete ao Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentar os procedimentos mínimos que deverão ser observados na prática pelos profissionais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado