Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Startup oferece suporte psicológico a beneficiários do Bolsa Família com Inteligência Artificial

Iniciativa busca democratizar o acesso à saúde mental com apoio direto via WhatsApp

Analice Nicolau

08/10/2024 18h00

Na próxima quinta-feira (10) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Diante desta data, a Serena, startup especializada em suporte emocional através de Inteligência Artificial, lança um programa voltado a beneficiários do Bolsa Família. O serviço, disponível 24 horas via WhatsApp, será oferecido gratuitamente visando ampliar o acesso a cuidados psicológicos.


De acordo com o Instituto República.org, 9 em cada 10 cidades brasileiras têm menos de um psicólogo por mil habitantes no Sistema Único de Saúde (SUS), cenário que limita o acesso a cuidados. Sávio Arruda, fundador da Serena, explica que a ideia é oferecer um suporte para que as pessoas possam lidar com questões emocionais antes que se agravem. “Neste Dia Mundial da Saúde Mental, queremos reforçar nosso compromisso em estender a mão a quem, em muitos casos, sofre em silêncio e não consegue buscar ajuda por conta dos custos ou da distância de centros especializados”, comenta.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência de transtornos mentais na América Latina. Esse cenário se agrava para famílias beneficiárias do Bolsa Família, que enfrentam pressões financeiras e dificuldades para acessar apoio psicológico. Por conta disso, o serviço oferecido pela startup é confidencial e utiliza Inteligência Artificial para oferecer diálogos guiados, por texto ou por voz, que auxiliam no alívio de tensões e problemas emocionais. Além disso, em situações mais graves, a plataforma orienta os usuários a usarem os serviços de emergência ou a um atendimento psicológico especializado.


“O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância do bem-estar emocional e para tomarmos ações concretas. Queremos ajudar a democratizar o acesso ao suporte psicológico e contribuir para uma sociedade mentalmente mais saudável”, acrescenta Arruda.


Beneficiários do Bolsa Família já podem acessar o suporte psicológico diretamente pelo WhatsApp. Basta acessar o site serenaapp.com/bolsa-familia e se cadastrar para ter acesso ao serviço gratuito.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado