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Analice Nicolau
Analice Nicolau

Prefeitura de São Paulo proíbe “tuk-tuks” da Grilo de circular na cidade

Triciclos elétricos foram considerados próximos aos mototáxis, que já são proibidos na capital paulista

Analice Nicolau

25/04/2023 15h00

Lançado há menos de 10 dias, o serviço de tuk-tuks elétricos da empresa Grilo foi suspenso na cidade de São Paulo pela Prefeitura. Os triciclos foram considerados próximos aos mototáxis, que já eram proibidos na capital paulista.


A decisão da Prefeitura diz que o cadastramento de operadoras de transporte por aplicativo é permitido apenas para automóveis e que os veículos da Grilo – que transportam o condutor mais dois passageiros – estão tecnicamente mais próximos de uma moto do que de um automóvel.


A empresa contesta a decisão, destacando que os tuk-tuks são diferentes das motos, já que eles são fechados, com vidros elétricos e cinto de segurança de 3 pontos. A Grilo destaca que “na prática, são triciclos, mas com muitos dos requisitos de segurança exigidos pela lei de trânsito.”


Os tuk-tuks da Grilo são elétricos, com velocidade máxima de 50km/h. Um toda de 20 veículos atuava na região da Avenida Paulista por meio de um aplicativo, em sistema semelhante ao adotado por empresas como Uber e 99, por exemplo.


A Grilo lamentou a decisão, dizendo que com um bloqueio em menos de 10 dias de funcionamento não é possível medir a eficácia deste novo meio de transporte na cidade. Além disso, disse que irá recorrer da decisão: “A empresa informa que tem autorização plena para circulação de acordo com todas as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) e irá lutar nas vias administrativas e judiciais, se necessário, para disponibilizar à população de São Paulo essa forma segura e inovadora de circulação sem poluir o meio ambiente.”


As publicações sobre o fato ganharam destaque nas redes sociais. Em maioria, apoiando que a empresa funcione, contribuindo com a inovação e possíveis melhorias no trânsito paulistano.


Veja algumas das manifestações:
“Inovar em mobilidade em um País que Existe um “Detran” para cada Estado com normas diferentes sobre veiculo/documentação, além de um órgão de trânsito pra cada Prefeitura, não me surpreende nada essas proibições. Trágico!”, John Matos.


“Chega a ser cômico se não fosse a realidade do nosso Brasil Junior Borneli Infelizmente empreender no nosso País é um herói. Ao invés de incentivos, somos apresentados a novas burocracias diariamente. Uma pena.”, Fábio Dellazem.


“Creio que logo conseguirá reverter essa decisão e apresentar os benefícios do transporte para o poder executivo estadual e municipal. Boa sorte e parabéns pela iniciativa.”, Diego Otsuka

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