Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Analice Nicolau

Saiba o que é embolia gasosa disseminada, complicação que levou a morte de Paulo Gustavo, Dra. Renata Viana explica

Paulo Gustavo morreu nesta terça-feira, 4, por complicações da covid-19

Por Analice Nicolau 07/05/2021 11h02
Paulo Gustavo Paulo Gustavo

A morte do ator e humorista Paulo Gustavo, 42, na última terça-feira, 4, deixou todo o país desolado. Há dois meses lutando contra as complicações da covid-19 em um hospital no Rio de Janeiro, o humorista não resistiu. Segundo os exames e boletim médico divulgado na segunda, 3, o ator tinha desenvolvido um quadro de embolia gasosa disseminada.

No hospital, o humorista ficou em estado grave e foi tratado com ECMO, uma espécie de pulmão artificial. Além disso, ele teve fístulas que causaram o vazamento de ar do pulmão e desencadearam uma embolia gasosa, quando vasos sanguíneos são obstruídos por bolhas de ar.

Segundo a médica pneumologista de Itajaí, Santa Catarina, Renata Viana, “a embolia gasosa é a presença de gás, bolhas de ar, dentro dos vasos sanguíneos, onde normalmente só passa sangue. As bolhas de ar obstruem o fluxo de sangue que vai para as células do corpo. Podem obstruir o fluxo cerebral, cardíaco, pulmonar e, em casos mais graves, se disseminarem por vasos sanguíneos para todo o organismo”, comentou.

Ainda de acordo com a pneumologista, essa condição não é muito frequente em pacientes com coronavírus. “É uma condição, muito rara, que acontece em alguns pacientes em estado grave utilizando ventilação mecânica, ou circulação extracorpórea, por exemplo”.

Renata Viana ainda explicou que não existe uma maneira de evitar a embolia gasosa. “Em casos graves com pacientes instáveis essa condição rara pode acontecer por necessidade do uso de alguns procedimentos. O mais importante é tentar diagnosticar rapidamente e corrigir a causa. No entanto, em casos de embolia gasosa disseminada, para vários órgãos, como o caso do Paulo Gustavo, a condição é extremamente grave e muito difícil de ser revertida”, comentou.

Paulo Gustavo deixa o marido, o médico Thales Bretas, e dois filhos, Gael e Romeu. O comediante, famoso pela personagem Dona Hermínia, foi um caso raro de sucesso em todas as mídias e é dele o recorde de filme que mais faturou em bilheteria na história do cinema nacional. “Minha Mãe É uma Peça 3” levou mais de 11,5 milhões de espectadores às salas do país e rendeu mais de R$ 180 milhões.

Segundo a médica pneumologista de Itajaí, Santa Catarina, Renata Viana, “a embolia gasosa é a presença de gás, bolhas de ar, dentro dos vasos sanguíneos, onde normalmente só passa sangue.

A morte do artista rendeu diversos posts nas redes sociais e diversos fãs que ficaram em frente ao hospital para prestar homenagem ao humorista. “Tenho certeza de que a equipe fez todo o possível e impossível pra evitar a morte do paciente, assim como muitas equipes de saúde estão fazendo em todos os cantos do país durante todos esses meses de pandemia”, encerrou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o fechamento desta matéria, o número de mortes por coronavírus chegou a 417 mil pessoas e a recuperação de mais de 13,3 milhões. O número de infectados chega a 15 milhões.






Você pode gostar