Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Gustavo Fofão lança seu primeiro disco ‘True North’ com experimentações de violão fingerstyle

Gustavo Fofão lança seu primeiro disco ‘True North’ com experimentações de violão fingerstyle

Analice Nicolau

22/09/2021 19h00

Gustavo Fofão lança seu primeiro disco ‘True North’ com experimentações de violão fingerstyle

No próximo dia 17 será lançado nas plataformas digitais ‘True North’, o primeiro EP de músicas instrumentais do compositor Gustavo Fofão. Produzido a partir de uma experiência imersiva no Sonastério, o disco é composto por seis faixas com novos arranjos, texturas e timbres de composições consagradas da carreira do instrumentista, compositor e instrutor de música.

Gustavo Fofão é instrutor de música e no disco, o violão de cordas de aço ocupa o protagonismo no ambiente instrumental e as técnicas de fingerstyle são o diferencial na construção de cada faixa.

True North é um convite para a experimentação de sensações diferentes em cada trilha sonora. O músico acredita que esse movimento de sinestesia gera conexão, pois em geral vivemos um momento de autopercepção e reflexão. “Durante a produção do EP, percebi que a busca pelo verdadeiro norte sempre me aproximou da vontade de compreender o que há de singelo no movimento do fluxo de fora para dentro e de dentro para fora”, revela Gustavo Fofão.

Para apresentar o disco ao mundo, Fofão lançou em seu Instagram  e Canal do YouTube o TrueNorth.doc, um minidocumentário com 7 episódios em que compartilha as histórias, o processo criativo da produção do EP e a relação da subjetividade com a arte de criar suas composições.

“A ideia do minidoc surgiu dos encontros com a equipe, queríamos contar sobre o processo criativo de cada faixa do EP e construir a ambientação de True North. Fiquei muito feliz com o resultado” conclui Fofão.

Por dentro de ‘True North’

Baby Penguins acessa nos ouvintes aquela espontaneidade de uma criança quando faz perguntas, demonstra interesse, se engaja com a história do outro enquanto deixa seu coração falar. Com essa atmosfera lúdica de fluidez ritmada, se inicia a rota.

No ritmo do percurso, andar só não tem vez. About Friendship é um manifesto pela busca da reciprocidade e da identificação. Um olhar atento para abraçar e aprender a partir da singularidade do outro. O ritmo dessa composição levanta a poeira e abre os caminhos para a celebração da alegria de estar junto, selada em Beaver Bros.

Beaver Bros se comunica pelo olhar de cumplicidade. O ritmo traduz a sensação de estar em casa, seja onde for. Essa composição é a energia pulsante do celebrar e proteger a vida, é o primeiro direcionamento para o sentimento de pertencimento.

Em Helena, há uma proposta de uma dança acompanhada do sentimento de pertencer. O afeto, o singelo e o tom sereno conduzem essa rota. Essa composição encaixa histórias. As histórias do compositor, as histórias do ouvinte. Ao se permitir ser embalado pela calmaria, a memória resgata o que é essencial.

Ao resgatar aquilo que faz ser autêntico há um encontro com as sombras, reconhecendo que muitas vezes agimos como antagonistas de nós mesmos. O Maroto é um blues com uma quebra dramática na linha do disco como a dose de realidade dentro do sonho que se trilhou até a faixa. A música é como um espelho e reflete uma parte de nós que carregamos e enfrentamos todos os dias.

Sunset Riders é a soma de todos os elementos encontrados nas faixas. É um desfecho energizante que remete ao estalo de quando percebemos que o True North, ou seja,  verdadeiro norte aponta coordenadas para trilharmos um caminho, partindo para a jornada que nos permite expandir, interagir com o presente e sonhar.

“Toda jornada de True North nos mostra que o destino é nos manter perto de quem somos. Desfrute do percurso”, finaliza Gustavo Fofão.

Assista ao minidoc aqui

Ouça True North aqui

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado