Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Fonif realiza evento digital em celebração ao Dia Nacional da Filantropia

O encontro que será aberto ao público, mediante a inscrição prévia, ocorre no Dia Nacional da Filantropia, e debaterá os impactos positivos dos serviços prestados pelas instituições filantrópicas na diminuição da desigualdade social no Brasil

Analice Nicolau

07/10/2021 10h00

O encontro que será aberto ao público, mediante a inscrição prévia, ocorre no Dia Nacional da Filantropia, e debaterá os impactos positivos dos serviços prestados pelas instituições filantrópicas na diminuição da desigualdade social no Brasil

Os Deputados Federais Eduardo Barbosa (PSDB – MG) e Antônio Brito (PSD-BA) estão entre os participantes confirmados do evento que ocorre no dia 20 de outubro.


Por que precisamos de filantropia no Brasil? Este é o mote do evento a ser realizado pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) no próximo dia 20 de outubro, das 10h às 12h. O encontro que será aberto ao público, mediante a inscrição prévia, ocorre no Dia Nacional da Filantropia, e debaterá os impactos positivos dos serviços prestados pelas instituições filantrópicas na diminuição da desigualdade social no Brasil.


Os números corroboram para demonstrar a importância da filantropia na redução da desigualdade no país. A cada R$1,00 investido pelo Estado no segmento filantrópico com as imunidades fiscais, a contrapartida real é de R$7,39, por exemplo. Na área da saúde os números também impressionam, entidades filantrópicas realizam mais de 260 milhões de procedimentos e são responsáveis por 59% de todas as internações de alta complexidade do SUS. Já na educação as instituições do segmento somam mais de 2,4 milhões de alunos e corresponde a 15% de todos os estudantes matriculados na educação superior no país. Por fim, mais de 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção básica são oferecidas pelo setor para a assistência social.


Entre os participantes estão nomes como Custódio Pereira, presidente do Fonif, que fará a abertura, os deputados federais Eduardo Barbosa (PSDB – MG) e Antônio Brito (PSD-BA) também estão entre os confirmados.
O painel “O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil” está entre as atividades programadas. Julia Povoas, Diretora de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Vidal Martins, Vice-Reitor da PUC-PR e Fernanda Maués Ribeiro, Superintendente de Administração e Finanças da AACD, estão entre os painelistas.


A intermediação será feita por Renata Cafardo, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Autora de ‘O Roubo do Enem’, editora Record. Fundadora e vice-presidente da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação.
“As instituições filantrópicas são fundamentais na redução da desigualdade do nosso país e os dados e fatos que abordaremos no evento provam isso. Mas, muito além disso, queremos traçar novos rumos e melhorar e ampliar ainda mais os trabalhos filantrópicos”, afirma Custódio Pereira, presidente do Fonif.

Programação:
10h – Abertura: Custódio Pereira; 10h10min – Deputados federais Eduardo Barbosa (PSDB – MG) e Antônio Brito (PSD-BA); 10h40min – Painel: “O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil” * Mediação: – Renata Cafardo (repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo.. Autora de ‘O Roubo do Enem’, editora Record. Fundadora e vice-presidente da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação) * Painelistas: – Julia Povoas (Diretora de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo); – Vidal Martins (Vice-Reitor da PUCPR); – Fernanda Maués Ribeiro, Superintendente de Administração e Finanças da AACD.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado