Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Balneário Camboriú é a Dubai Brasileira? Guilherme Pilger entrevista Ângelo Silveira e revela se apelido é justo

Ângelo é corretor de imóveis brasileiro e trabalha em Dubai. O corretor participou de podcast com Guilherme e esclareceu se as comparações são justas. Silveira ainda falou da alta valorização dos imóveis em curto espaço de tempo

Analice Nicolau

23/08/2023 17h00

Ângelo Silveira é um corretor de imóveis brasileiro natural de Florianópolis que trabalha em Dubai há 12 anos e conhece bem o mercado imobiliário e a cultura de Dubai. Em sua viagem de férias ao Brasil, participou do Pilger Cast, podcast apresentado por Guilherme Pilger, e fez comparações entre Balneário Camboriú e a cidade dos Emirados, e falou se faz jus ao apelido de Dubai brasileira.


Segundo Ângelo, Balneário tem o metro quadrado mais caro do Brasil, e é uma cidade para se fazer bons negócios, como a cidade dos Emirados Árabes. Atualmente com 3,5 milhões de habitantes, atraiu cerca de 300 mil novos moradores apenas na pandemia.


De acordo com o corretor, a cidade de Dubai – que fica nos Emirados Árabes – fica próxima a fronteira com a Arábia Saudita, país onde Neymar irá jogar e morar em sua capital, Riad. O trajeto pode ser feito de avião e o preço da passagem pode variar em torno de 1.500 reais, o que seria 1.120 dirham, a moeda utilizada em Dubai – que hoje está cotada em R$1,34.


Para Ângelo, a retomada do turismo após a pandemia impulsionou a mudança de brasileiros, o que pode ser percebido no dia a dia, devido a constantemente encontrar pessoas conversando em português nas áreas turísticas. “O turismo está crescendo muito e automaticamente os investimentos também. Os próprios empresários e investidores que eu recebo lá, quando chegam lá tem uma outra ideia, uma outra percepção. Uma coisa é a gente estar trocando essa ideia, outra coisa é tu chegar lá e sentir na pele, ver como realmente é”, contou.


“Devagar está chegando mais gente que vai pela segunda, terceira vez de férias e ficam interessados em fazer um investimento, porque muitos empresários vão duas ou três vezes no ano para business. É um lugar bem tranquilo e seguro, então, estão querendo ao invés de pagar hotéis e ficar lá várias vezes, poder investir em alguma coisa que vai ter uma valorização muito interessante como é aqui. No caso, com retornos altos e podendo fazer planos de pagamentos sem juros por três a cinco anos”, detalhou sobre o interesse dos brasileiros na cidade.


Em Dubai, os lançamentos levam em torno de três anos e os planos de pagamento são feitos diretamente com a construtora, o que pode variar em uma proporção entre 20% a 50% de pagamento na entrada e o restante ao longo da obra. A grande vantagem é que o valor negociado é fixo, sem a incidência de juros ou correção monetária.


“A valorização lá também é muito interessante, porque é uma cidade que não para de crescer. E tudo o que você vê em Dubai foi feito nos últimos 20 anos. Em 2000 não tinha nada disso, foi em 20 anos que foi feito. Agora o plano é para 2040, de ser a melhor cidade em qualidade de vida, com vários planos aprovados pelo sheik [Mohammed bin Zayed Al Nahyan o novo presidente do país]”, explicou para Pilger.
“Vai aumentar as praias públicas, área verde, as linhas de metrô, então vai crescer muito. Então a população que a gente falou que é 3,5 milhões, o plano deles é para 2040 já estar em torno de 6 milhões”, detalhou sobre o plano de quase dobrar a população. O corretor explicou ainda que a valorização dos imóveis varia entre 30 e 40% em média, ao longo dos três anos de construção, podendo ter casos de valorizações mais altas.


Ângelo explicou que a melhor época do ano para viajar até Dubai é entre os meses de novembro a fevereiro, período em que as temperaturas estão mais baixas, chegando a cerca de 15º. Sobre a cultura, o brasileiro contou que as mulheres que visitam o país são muito respeitadas, e que não há proposta de negociação das turistas, como as pessoas afirmam acontecer em outras cidades da Arábia. Em relação as roupas, Silveira afirmou que exceto no mês do Ramadã – período sagrado em que os muçulmanos fazem orações e jejuam diariamente – os trajes não são censurados nem mesmo nas praias.


Um ponto abordado no Pilger Cast foi a segurança. Ângelo confirmou que Dubai é muito segura, sendo de fato, uma das cidades mais seguras do mundo e confirmou que na cidade é proibido a venda de bebidas alcóolicas como cerveja, por exemplo. Segundo ele, comércios como bares, restaurantes, supermercados e conveniências são proibidos de comercializar bebidas alcóolicas, sendo permitido apenas em locais autorizados e nas chamadas Liquor Stores, as lojas de bebidas.


A pergunta de milhões de Guilherme Pilger foi sobre a comparação feita entre Balneário Camboriú com Dubai, se Balneário pode mesmo ser considerada a Dubai brasileira. “O primeiro ponto, vamos dizer é que aqui o clima é bem diferente. Mas tem a questão da praia, aqui também. Lá a cidade toda tem o mercado bem aquecido, está bombando. Tem bastante procura lá por luxury properties, as propriedades luxuosas, que nem é aqui, e water from, que é de vista para o mar”, contou.


“Então, tem muito milionário indo para Dubai. Além de estar crescendo e tudo, mas os milionários e bilionários também, muitos estão indo para lá desde o ano passado. Cresceu muito o segmento de alto padrão, propriedades luxuosas e também brandt properties que seria… Agora está saindo um empreendimento na Palm, na ilha The Palm Jumeirah, que é da Armani junto com uma construtora. Depois tem a Just Cavalli, Roberto Cavalli. Grandes marcas aliadas às construtoras, então está bem em alta esse segmento de propriedade luxuosa e de frente para o mar”, explicou.


E continuou: “é um diferencial, porque propriedades luxuosas lá, como aqui também tem muitas, mas, algo da Armani… Daí o cara quer algo de uma marca que você se identifica, que você gosta, e com certeza valoriza mais ainda na hora da venda do imóvel no futuro também, porque vão ser propriedades exclusivas. Isso é um diferencial que eu acho que aqui ainda não tem”, afirmou.


“O que mais a Dubai Brasileira se identifica é sobre essas propriedades luxuosas de frete para o mar e também porque está valorizando muito, que nem em Dubai também… A valorização e também está em alta. Dubai está em alta mundialmente, Balneário está no Brasil todo, e também já começando com clientes internacionais vindo para cá”, comparou e ainda explicou que uma vantagem de Dubai, é que a cidade não aplica nenhuma cobrança de impostos, o que torna os investimentos ainda mais atraentes.
Por fim, Guilherme Pilger concluiu: “Balneário não é Dubai, mas está entre as tops do Brasil. Estou indo lá conhecer em breve para dizer para vocês se é ou não é parecida com Dubai”.

Serviço:
Ângelo Silveira:
@angelo_bubai

Guilherme Pilger:
@guilhermepilger
Whatsapp: (47) 98903-0127
www.guilhermepilger.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado