Menu
Brasília

Jardim Botânico vai inaugurar centro de estudo

Arquivo Geral

28/03/2015 9h26

O Jardim Botânico de Brasília vai inaugurar, em junho, um Centro de Excelência de Estudos sobre o Cerrado (Ceex). A obra, de 1.622 m2, está em fase final. Faltam ajustes como instalação de energia e água e pintura.

O local possui salas para estudos científicos sobre conservação, preservação e valorização da vegetação típica do Centro-Oeste e áreas para seminários, exposições, reuniões e apresentações culturais.

De acordo com o superintendente do centro, Rafael Poubel, a ideia é aproximar as pessoas da pesquisa e do próprio bioma.

Quando for aberto ao público, a população terá oportunidade de ver toda a estação ecológica do Jardim Botânico de um novo mirante. Estão também previstos biblioteca digital, acervo virtual com fotos do bioma e lanchonete com alimentos naturais do Cerrado.

A ideia de criar o centro está dentro do Plano de Manejo (documento elaborado com o objetivo de realizar ações necessárias para conservar o local) do Jardim Botânico há, aproximadamente, sete anos.

Jardins Mangueiral

Com a construção do Setor Habitacional Jardins Mangueiral, houve a necessidade de a empresa responsável pela obra fazer a compensação ambiental. Em 2013, após assinatura de um acordo, a empresa custeou a proposta do centro, avaliada em R$ 2,7 bilhões.

Saiba mais

Os arquitetos do projeto trabalharam conceitos de sustentabilidade, com a diminuição do uso de energia elétrica, priorizaram a iluminação natural, com salas grandes e portas de vidro, utilizaram ventilação cruzada e um sistema para captação e canalização da água da chuva.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado