Menu
Mundo

Britânicos enfrentam frio e lockdown para prestar homenagem ao príncipe Philip

Os hotéis de Londres estão fechados e ninguém pode passar uma noite fora de casa sem um bom motivo

Marcus Eduardo Pereira

10/04/2021 10h45

The public stand in silence as a Death Gun Salute is fired at midday to commemorate the passing of Britain’s Prince Philip, Duke of Edinburgh, outside Buckingham Palace, central London on April 10, 2021. – Military guns will be fired across Britain and sporting events will fall silent on Saturday as part of worldwide tributes to mark the death of Queen Elizabeth II’s husband, Prince Philip. (Photo by Tolga Akmen / AFP)

Horas depois do anúncio da morte do príncipe Philip, alguns britânicos enfrentaram o frio e depositaram flores diante do Palácio de Buckingham. Em razão da pandemia de coronavírus, porém, o comparecimento foi discreto. Os hotéis de Londres estão fechados e ninguém pode passar uma noite fora de casa sem um bom motivo.

Os poucos moradores de Londres que apareceram o fizeram porque apreciam a lealdade que o príncipe tinha pela rainha. Outros disseram que admiram o trabalho feito por ele no exército britânico. Mais um tanto foi ao palácio para registrar o momento e dividi-lo com quem não estava presencialmente.

Sem a multidão que costumava ser vista no local quando o país estava aberto ao turismo, o palácio estava mais quieto e os guardas escalados para organizar os visitantes quase não tiveram trabalho. O céu cinza, com jeito de chuva, completou o cenário fúnebre.

Wandy Keelen foi uma das londrinas que saiu de casa mesmo em meio à pandemia de coronavírus e ao lockdown para prestar as últimas homenagens ao príncipe. O plano de confinamento ainda está em vigor na Inglaterra, mas as pessoas já podem sair de casa por motivos não essenciais.

Wandy se diz grande fã da família real e está triste com os últimos acontecimentos envolvendo Harry e Megan. “Acho que esse é um ótimo momento para que eles fiquem juntos”, disse. Ela admirava o príncipe pela sua autenticidade. “Ele era um homem muito controverso, mas falava o que vinha à mente.”

Esta não é a primeira vez que ela presta homenagens a um membro da família real que morreu. Há 24 anos, quando Lady Di morreu, ela conta que ficou horas esperando na fila para prestar condolências – desta vez, esperou por menos de um minuto para depositar flores em frente ao Palácio de Buckingham.

Mãe e filha, Fay e Lauren Knight também sentiram a necessidade de homenagear príncipe Philip. “Admiro o que ele fez pelo nosso país. Ele esteve ao lado da rainha o tempo todo, era leal”, disse Lauren. “Nós amamos a família real. Eles são a história do nosso país”, completa.

Gus Wiseman também levou flores para homenagear Philip. Ele diz que o príncipe foi uma figura muito inspiradora. “Um grande homem. Ele tinha uma carreira militar e sacrificou tudo isso para ficar ao lado da rainha”, falou. Wiseman está certo de que, se não fosse o coronavírus, a ocasião teria reunido muito mais gente. “É incrível que mesmo assim tenha centenas de flores aqui “

A britânica Fances House destacou a caridade e a lealdade como pontos fortes do príncipe. Entre um compromisso e outro, mesmo apressada, não deixou de comprar flores para depositar em frente ao palácio.

Londres é conhecida por ser uma cidade multicultural e, mesmo com as fronteiras fechadas, era possível ouvir pessoas falando diferentes idiomas. As italianas Francesca Quartana e Claudia Tapowto eram algumas delas. “Viemos porque a família real é muito importante. Eles cuidam do povo e não vemos isso na Itália”, diz Francesca.

Já os brasileiros Anna Luiza Martins e Rimonny Neves foram até o palácio para registrar este “momento histórico”, como definiram. “A gente veio prestar homenagem e ver o que iria acontecer”, disse Anna Luiza. “Não é a morte de qualquer um. E é interessante ver o respeito que os britânicos têm com a realeza”, definiu Rimonny.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado