Menu
Brasília

Cemitérios reforçam serviços para o Dia de Finados

Arquivo Geral

30/10/2015 16h12

Mais de 800 mil pessoas devem passar pelos seis cemitérios de Brasília no feriado de Dia de Finados, nesta segunda-feira (2), segundo estimativa da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Além de abrir uma hora mais cedo, às 7 horas, as unidades fecharão os portões às 19 horas — uma mais tarde em relação ao horário convencional.

Devido ao número elevado de visitantes, a Polícia Militar anunciou que vai reforçar o efetivo nos cemitérios de Brazlândia, do Gama, de Planaltina, do Plano Piloto, de Sobradinho e de Taguatinga. A corporação também ficará responsável por controlar o trânsito nos arredores. A entrada de veículos não será permitida nas unidades de Brazlândia e de Planaltina. Nas demais, terão o acesso liberado apenas aqueles com credencial de vaga especial expedida pelo Departamento de Trânsito — idosos ou pessoas com deficiência.

Quem visitar os cemitérios da Asa Sul, do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga terá transporte gratuito para transitar dentro deles. Ainda vão ser instalados, no total, 15 postos de informações extras. Além disso, 26 atendentes se somarão aos 170 funcionários distribuídos nos seis espaços. Os trabalhadores estarão identificados com coletes. Os velórios e sepultamentos ocorrem normalmente. A segurança interna terá mais 38 vigilantes — em dias normais são 58.

Os ônibus circularão com a tabela de sábado — 60% da frota, mas, segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), as linhas que passam pelos seis cemitérios serão reforçadas. Durante todo o Dia de Finados, lideranças de várias religiões estarão nos cemitérios para oferecer missas, cultos, reuniões, entre outras celebrações. 

Curiosidades

De acordo com a Campo da Esperança Serviços Ltda., empresa que administra os cemitérios de Brasília, há 401,3 mil pessoas sepultadas na capital do País. São 173,5 mil na unidade do Plano Piloto, 125,1 mil em Taguatinga, 41,5 mil no Gama, 20,4 mil em Sobradinho, 30,9 mil em Planaltina e 9,9 mil em Brazlândia.

 A inauguração do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, ocorreu em janeiro de 1959. O corpo do engenheiro Bernardo Sayão, pioneiro que ajudou a construir a capital, foi o primeiro a ser enterrado no local. No mesmo ano, inaugurou-se o cemitério São Francisco de Assis, em Taguatinga. Na década de 1960, outros dois foram abertos: o do Gama, em 1961, e o de Sobradinho, em 1962. Em 1970, o de Planaltina e, por fim, em 1972, o de Brazlândia.

 As sepulturas mais visitadas no Campo da Esperança são as de Bernardo Sayão, do presidente Juscelino Kubitschek, da filha dele Márcia Kubitschek, de Ana Lídia Braga, da atriz Dulcina de Moraes, de João Cláudio Cardoso Leal, de Marco Antônio de Velasco e Pontes, de Mário Eugênio de Oliveira, de Maria Cláudia Del’Isola, de Jorge Cauhy Júnior, de Rafael Ferrante Perez, de Edilson Cid Varela e de Lauro Campos.

 Endereços dos seis cemitérios de Brasília:

 Brazlândia — SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério

Gama — SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste

Planaltina (Santa Rita) — SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério

Plano Piloto (Campo da Esperança) — 916 Sul

Sobradinho — AR 7, Área Especial, Cemitério Sobradinho II 

Taguatinga Norte (São Francisco de Assis) — SOFHN, Área Especial 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado