Menu
Brasília

“Vou atropelar todo mundo”, ameaçou o bombeiro por rádio de viatura levada de quartel

Arquivo Geral

03/12/2017 13h22

Jéssica Antunes
[email protected]

O bombeiro militar que roubou um caminhão da corporação na madrugada deste domingo (3), ameaçou “atropelar todo mundo” se a Polícia Militar não parasse de atirar contra ele. Em suposto surto, o homem percorreu quase 30 quilômetros do 8º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Ceilândia Norte, até a Esplanada dos Ministérios em alta velocidade. Ele foi perseguido por mais de uma dezena de viaturas policiais e disse que só pararia no Congresso Nacional.

O Jornal de Brasília obteve áudios que teriam sido gravados durante a perseguição e que mostram a negociação. A voz é atribuída ao segundo sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que se contradiz. Ele fala que não tem intenção de matar e, ao mesmo tempo, que pode atropelar alguma pessoa. Colegas do suspeito confirmam que a voz pertence ao homem. Confira parte do diálogo:

PMDF: Estou com medo de você atingir o Congresso, dá uma parada.

CBMDF: Ninguém vai comigo não. Se eu for eu vou sozinho.

PMDF: Eu “tô” te pedindo pelo amor de Deus, dá uma parada para conversar.

CBMDF: Se a PM não parar de atirar, eu vou atropelar todo mundo. Peçam para a PM parar de atirar. Não vou matar ninguém, não vou passar por cima de ninguém. Vou parar no Congresso Nacional. Se a PM continuar atirando e ela não parar eu vou atropelar tudo, beleza?.

PMDF: Se você parar abruptamente, aquela parada de imediato, eu vou parar de atirar. Só parar.

CBMDF: Pneu, acertaram o pneu.

Ouça o áudio:

O homem foi acompanhado por mais de 15 viaturas da Polícia Militar, que deu ordens de parada e desferiu tiros contra o veículo que seguia em alta velocidade. A PMDF foi acionada pelo 190 e encontrou com o homem na altura da Cidade do Automóvel, na via Estrutural, sentido Plano Piloto. “Várias ordens de parada foram dadas ao condutor, mas sem sucesso. Durante todo o percurso viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros acompanharam o veículo e balizaram o trânsito no sentido de evitar acidentes”, informou a corporação.

A interceptação aconteceu perto das 2h, já na Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana de Brasília. O veículo só parou quando perdeu o controle após levar tiros no pneu. O condutor conduzido ao Quartel do Corpo de Bombeiros e recebeu voz de prisão. O local foi preservado pela Polícia Militar e a perícia da Polícia Civil foi acionada.

A ocorrência foi registrada na 5ª Delegacia de Polícia, na área central. Segundo a Polícia Civil, o bombeiro foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame clínico. Procurados, a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social o Corpo de Bombeiros não responderam ao Jornal de Brasília até a publicação desta matéria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado