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Teatro e Dança

“A Coruja Era Filha do Padeiro” dá voz às mulheres nas tragédias de Shakespeare

Peça inédita, com entrada gratuita, estará em cartaz no Varjão em setembro e outubro, e propõe um novo olhar sobre personagens femininas dos clássicos shakespearianos

Aline Teixeira

16/09/2025 18h21

shakespeare nas cores do presente

Foto: Reprodução

Personagens femininas que, por séculos, foram relegadas a papéis coadjuvantes nos clássicos de William Shakespeare, ganham protagonismo e novas camadas de significado em “A Coruja Era Filha do Padeiro”. Criada e interpretada pela atriz Déborah Alessandra, a peça é uma dramaturgia autoral e solo que propõe uma releitura das tragédias shakespearianas sob uma perspectiva contemporânea de gênero. A direção é assinada por Déborah e Rogério Luiz.

O espetáculo terá sessões gratuitas nos dias 19, 20 e 21 de setembro, além de 3, 4 e 5 de outubro de 2025, sempre às 20h, na Quadra 10 Conjunto C Lote 40 Loja 1, Varjão. A entrada é liberada mediante retirada na hora e a classificação é 14 anos. Mais informações no Instagram @zileidestudium.

Shakespeare nas Cores do Presente

O projeto é o resultado da pesquisa Shakespeare nas Cores do Presente, que investiga como clássicos podem ser revisitados no teatro contemporâneo para discutir questões de gênero, história e emancipação.

Em cena, Déborah dá vida a mulheres que, originalmente, tiveram suas trajetórias ditadas por narrativas masculinas. Agora, essas vozes se encontram em um “Sexto Ato”, conceito criado pela artista para romper com o desfecho trágico tradicional e oferecer novas possibilidades para essas personagens.

“A peça rompe com formatos convencionais e cria um mosaico de vozes femininas que dialogam através dos séculos, conectando experiências e criando novas jornadas emocionais”, explica a atriz.

O título e a força de Ofélia

O nome “A Coruja Era Filha do Padeiro” faz referência a uma fala de Ofélia, em sua cena de loucura em Hamlet. A expressão também evoca uma lenda popular sobre uma jovem transformada em coruja por se recusar a dar pão a Cristo. Para Déborah, a escolha do título é uma forma de trazer Ofélia — uma das personagens mais trágicas e passivas de Shakespeare — para o centro da cena.

“É um gesto de radicalidade criativa que busca ampliar o espaço das mulheres nos clássicos e criar novas formas de representação”, destaca a artista.

Ações educativas gratuitas

O projeto também oferece ações formativas para a comunidade. O Programa de Mentoria para Mulheres Periféricas contará com seis encontros gratuitos conduzidos por Ana Flávia Garcia, Gyssele Mendes, Manuela Abdala, Maria Eugênia Matricardi, Rose Samyra e Victória Carballar.

Além disso, o Programa de Mediação levará o espetáculo a turmas de escolas públicas, promovendo atividades que favoreçam uma experiência mais profunda com a obra e contribuam para a formação de novos públicos.

Espetáculo “A Coruja Era Filha do Padeiro”
Datas: 19, 20 e 21 de setembro de 2025; 03, 04 e 05 de outubro de 2025.
Horário: 20h
Ingressos: gratuitos (retirada no local)
Local: Quadra 10 Conjunto C Lote 40 Loja 01 Varjão
Não recomendado para menores de 14 anos

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