Menu
Música

VOA Festival: pluralidade sonora e diálogo entre gerações

Com mais de 20 atrações locais, nacionais e internacionais, o evento acontece até domingo no Espaço Cultural Minas Tênis Clube

Alexya Lemos

24/10/2025 5h00

the wailers foto divulgacao

The Wailers. Foto: Divulgação

O VOA Festival acontece de hoje até domingo com uma programação robusta e plural, reunindo mais de 20 atrações que transitam entre reggae, MPB, rock, jazz, música eletrônica e ritmos afro-brasileiros. Idealizado pelo produtor cultural Lucas Formiga, o evento, que teve sua estreia em 2023, já se firmou como uma plataforma multicultural vibrante, que valoriza tanto artistas consagrados quanto a nova cena musical do país.

Entre os destaques da edição deste ano está a presença dos jamaicanos The Wailers, lendários pioneiros do reggae, que abrem o festival celebrando os 30 anos do icônico álbum Natural Mystic. A programação ainda inclui nomes consagrados como Marina Lima, e a cantora Céu, que apresenta sua turnê comemorativa “Céu 20 Anos”, uma celebração à sua trajetória artística.

O VOA também aposta em vozes emergentes e diversificadas da música brasileira, como Zé Ibarra, Ana Frango Elétrico, Academia da Berlinda e a dupla Àvuà, além de Muntchako, com participações especiais de Felipe Cordeiro e Jéssica Caitano.

Ana Frango Elétrico: “Animação e contemplação”

Ana Frango Elétrico, uma das atrações confirmadas, afirma que o público do VOA vai pegar o final da despedida da turnê do pálbum “Me chama de gato que eu sou sua”. Sobre a sonoridade, ele explica que o show utiliza uma formação de guitarra, teclados, percussão, bateria e baixo para ser fiel ao som do disco, mesmo sem sopros ou backing vocals. “O show conta com um começo e final dançantes e um meio marcado por baladas. Animação e contemplação!”, descreve.

ana frango eletrico voa festival 2025 agencia um nome
Foto: Divulgação

O artista também reflete sobre o momento atual de sua carreira e da música brasileira: “Apesar da minha reverência musical a toda a trajetória da música brasileira, acho que é momento de mirar novas estéticas em como vestimos nossos trabalhos artísticos. Mirando o novo.”

Àvuà: juventude consciente e mistura de ancestralidade e contemporâneo

A dupla Àvuà, formada por Bruna Black e Jota pê, que também integra o line-up, traz uma proposta de experimentação e mistura musical. “É muito natural nosso brincar com as possibilidades musicais, a gente sempre diz que somos universos distintos e complementares, e sempre tentamos trazer isso pro show do duo, nossas experiências pessoais como artistas solo se misturando no Àvuà”, relatam os integrantes.

avua voa festival 2025 agencia um nome
Duo Àvuà. Foto: Divulgação

Com inspiração em ícones como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Djavan, Elza Soares e artistas contemporâneos como Clariana, Theodoro Nagô e Mayra Andrade, Àvuà se posiciona como parte da nova geração da MPB. “A gente gosta muito de MPB, misturamos ancestralidade com elementos muito atuais nas nossas produções. Nosso papel é representar a juventude consciente e profunda em seus diálogos, falando sobre sentimentos e assuntos com responsabilidade e amor.”

Além da música: feira criativa, vila gastronômica e ações sociais

O VOA Festival vai além dos shows, ampliando sua atuação para a cultura como um todo. O evento conta com uma feira criativa, vila gastronômica e ações de inclusão social que reforçam seu compromisso com a cultura e a sustentabilidade. Essa estrutura contribui visa consolidar o festival como um espaço de convivência e troca cultural, alinhado com as demandas sociais atuais.

Serviço
VOA Festival 2025
Quando:
24, 25 e 26 de outubro de 2025 (sexta, sábado e domingo)
Onde: Espaço Cultural Minas Tênis Clube, SCEN Trecho 03 Conjunto 06
Ingressos pelo site

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado