Um mergulho poético e sonoro nas paisagens, afetos e contradições da capital. No sábado (15), às 20h30, o Teatro dos Ventos, em Águas Claras, recebe o show Brasílias de Luz, lançamento do novo álbum autoral de Felipe Cyntrão — um artista que transforma as pulsações da cidade em música, poesia e movimento. O espetáculo marca a culminância do projeto Brasília na Pulsação do Som, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
No palco, Felipe apresenta oito composições inéditas que atravessam a MPB, o rock e o pop, acompanhado por uma banda formada por grandes nomes da cena local: Cairo Vítor (violão, guitarra e arranjos), Anco Marcos (baixo), Iara Gomes (teclado), Sidney Campos (bateria) e performances da artista Kelly Vyanna, que conduz o público por uma experiência sensorial entre som, palavra e imagem.
O álbum Brasílias de Luz nasce de uma relação afetiva profunda com a cidade. “Tenho viva a memória de caminhar por Brasília nos finais de tarde, ao pôr do sol, com meu violão, buscando inspirações para fazer música. A cidade nesse horário é realmente inspiradora, pois as luzes no horizonte são maravilhosas”, conta Felipe. É nesse diálogo entre o concreto e o poético que suas composições se formam, revelando uma Brasília plural, feita de sentimentos, memórias e luzes.

Musicalmente, o disco reflete essa multiplicidade. Cyntrão explica que o trânsito entre gêneros é algo natural no seu processo criativo: “A mistura é puramente intuitiva. A inspiração vem e ela segue a intuição. O diálogo entre os gêneros acontece como um fluxo de rio que recebe águas de outros rios menores — a correnteza representa a inspiração.” Assim, o artista constrói um som livre de rótulos, guiado mais pela emoção do que pela técnica.
A dimensão poético-musical, presente em toda sua trajetória, ganha força neste show de lançamento. “Boa parte dessas letras foram antes poesias, trabalhadas arduamente, dia e noite. Teremos a performer e mestre de cerimônia Kelly Vyanna ressaltando alguns elementos poéticos nas letras. Essa dimensão poética acontece naturalmente no palco”, destaca.
Para Cyntrão, o apoio do FAC foi essencial para que o projeto ganhasse corpo e chegasse a novos públicos. “O apoio do FAC é vital e muito generoso. Ele permite agregar uma equipe enorme de profissionais que tornam o projeto viável. Sem ele ainda haveria música, porque respiramos música, mas ela ficaria restrita a uma pequena bolha”, afirma.
Com influências que vão da literatura e da filosofia à canção popular brasileira, Felipe Cyntrão constrói uma obra marcada pela sensibilidade e pela reflexão. Fundador dos grupos Origami e Vivoverso, e coordenador do braço musical do Grupo de Pesquisa e Performance VivoVerso, da Universidade de Brasília, ele une em sua trajetória a canção, a palavra e a performance. Autor dos álbuns Brasília, só ela! (2010) e Os primeiros em Marte (2018), e dos livros de poemas Há fogo e água nas palavras (2014) e Livro das Flores (2021), o artista reafirma em Brasílias de Luz seu compromisso com a arte que nasce do encontro entre o verso e a canção.
SERVIÇO
Lançamento do álbum Brasílias de Luz, de Felipe Cyntrão
Quando: 15 de novembro de 2025, sábado às 20h30
Onde: Teatro dos Ventos – Águas Claras
Entrada gratuita
Evento acessível com tradução em Libras
Link de ingresso: bit.ly/brasiliasdeluz