Faleceu hoje o ex-secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, após permanecer internado por vários dias devido a complicações de saúde. Além da carreira na gestão pública, Reis foi uma figura de destaque no teatro brasileiro como ator, diretor e produtor cultural.
Entre as ações de destaque em sua gestão estão a reforma e reabertura do Espaço Cultural Renato Russo e a revitalização do Centro de Dança de Brasília, importantes equipamentos culturais da capital federal.
Natural de Brasília, Guilherme Reis construiu uma trajetória sólida nas artes cênicas, com atuação em espetáculos como Os Saltimbancos, O Noviço, Caça aos Ratos, O Exercício, A Vida é Sonho, Um Grito Parado no Ar e Pequenos Burgueses. Ao longo de sua carreira, também colaborou em diversos projetos com a atriz Carmen Moretzsohn, com quem era casado.
Em 2015, assumiu a Secretaria de Cultura do DF durante o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB). À frente da pasta, foi responsável pela implementação da Lei Orgânica da Cultura (LOC), que estruturou o Sistema de Arte e Cultura do Distrito Federal — um marco institucional que organizou órgãos e entidades públicas com foco na formulação, financiamento e gestão das políticas culturais do DF.
Guilherme Reis era irmão de Luis Antônio Reis, presidente da Caesb, e de Luis André Reis, comodoro do Iate Clube de Brasília.