A partir do dia 21 deste mês, o Espaço Cultural Athos Bulcão, localizado no foyer do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), recebe a exposição fotográfica “Marias” e o lançamento do livro homônimo, ambos da jornalista e fotógrafa Ísis Dantas. A abertura acontece às 14h30, com entrada gratuita.
A mostra reúne retratos de dez mulheres que romperam o ciclo da violência doméstica, transformando histórias de dor em narrativas de resistência e superação. O livro apresenta essas trajetórias por meio de depoimentos e imagens, revelando experiências que vão desde cárcere privado até tentativas de feminicídio. A exposição ficará em cartaz até o dia 14 de novembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Desde 2019, Ísis Dantas registra histórias de sobreviventes no projeto Marias da Penha, que já acolheu dezenas de mulheres. Entre elas está Rosa Melo, moradora do Areal (DF), que escapou de uma tentativa de ser queimada dentro de casa junto aos filhos e hoje é assistida pelo Instituto Umanizzare, fundado pela delegada Grace Justa. Outras participantes também relatam a importância das redes de apoio no processo de reconstrução da vida.
O livro traz ainda um posfácio baseado nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o Anuário 2025, o Brasil registrou 1.492 feminicídios em 2024, média de quatro mulheres assassinadas por dia, a maioria negras, jovens e mortas dentro de casa. Além disso, quase 20% das medidas protetivas foram descumpridas, revelando a fragilidade da rede de proteção. Nesse cenário, “Marias” reforça a urgência de um enfrentamento coletivo à violência de gênero.
Ísis Dantas, que também viveu um relacionamento abusivo, ressalta o papel da arte como forma de cura e transformação.
“A fotografia me ajudou a resgatar minha própria vida e, com o projeto Marias da Penha, percebi que poderia ajudar outras mulheres a se reconhecerem como fortes e capazes de recomeçar. O livro e a exposição mostram que há vida após a violência, mas é preciso dar o primeiro passo.”
Para a autora, o tema é uma urgência social:
“Vivemos uma epidemia de feminicídios no Brasil. Cada retrato e cada relato presentes em Marias são um grito coletivo por dignidade, liberdade e vida. Espero que essas histórias inspirem não só mulheres a romperem o silêncio, mas também toda a sociedade a se engajar nessa luta.”
Com curadoria do artista plástico e fotógrafo Rinaldo Morelli, a exposição apresenta 43 quadros que unem arte, jornalismo e denúncia social.
A chegada da mostra à CLDF ocorre em um período simbólico: em 10 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher — data criada para homenagear as vítimas e reforçar a mobilização social no combate à violência de gênero. Nesse contexto, a obra de Ísis Dantas ecoa o propósito da data, trazendo rostos, vozes e histórias que clamam por respeito, proteção e garantia de direitos.
O livro e a exposição “Marias” são realizados pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, com fomento do Ministério da Cultura (MinC).
Abertura da exposição e lançamento do livro Marias
Data: 21 de outubro de 2025
Horário: 14h30
Local: Espaço Cultural Athos Bulcão, no foyer do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF
Entrada gratuita