Menu
Entretenimento

Dia mundial do rock: Hoje é dia de rockzera no Museu, bebê!

Arquivo Geral

13/07/2017 6h30

Divulgação Saurios é uma das atrações que sobem ao palco do festival

Larissa Galli
[email protected]

Beatles, David Bowie, ACDC, Queen, U2, Aerosmith, Red Hot Chilli Peppers, Rolling Stones: esses são apenas alguns dos nomes que não podem faltar quando se fala da história do rock’n’roll. Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, um megaevento que aconteceu neste mesmo dia, no ano de 1985.

Para celebrar o gênero, o Museu Nacional da República (Eixo Monumental) recebe o evento BeeRock Festival – Dia Mundial do Rock, a partir das 17h. A festa conta com a apresentação de bandas de rock de Brasília, além de um festival de cervejas artesanais. O line-up é formado pelas bandas Idade Média, Vontana, Saurios e Brown-Há. Além da atração australiana Napoleonic e da cantora Mariana Camelo, o evento também traz uma atração surpresa para encerrar a festa.

Um pouco da história

A criação do Dia Mundial do Rock partiu do músico britânico Phil Collins durante sua apresentação no festival Live Aid. Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, U2, entre outros grandes artistas do gênero estavam presentes no Live Aid, em Londres.

Apesar de só ter ganhado data própria nos anos 80, o estilo musical teve sua origem nos Estados Unidos, na década de 1950, com Bill Haley e Elvis Preasley. Este último ficou conhecido em todo o mundo como o “Rei do rock”, após o lançamento do disco Heartbreaker Hotel, em 1956, quando atigiu um número de vendas extraordinário para a época. Na mesma década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.
No Brasil, o rock local chegou às rádios na década de 1960 através de uma doce, mas poderosa voz feminina: Celly Campello fez história com os hits Banho de Lua e Estúpido Cupido. Já nos anos 1970, Raul Seixas surgiu no cenário roqueiro. Na década seguinte, com temas mais urbanos, surgiram bandas como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii e Os Paralamas do Sucesso. Os anos 1990 foram palco para bandas como Raimundos, Charlie Brown Jr. e Pato Fu.

BeeRock Festival

Hoje, a partir das 17h. No Museu Nacional da República (Eixo Monumental). Entrada franca. A programação completa pode ser conferida no evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/150284042174087/). Informações: 99126-3374. Não recomendado para menores de 18 anos.
BIS exibe programação especial

Para comemorar o Dia Mundial do Rock, o canal BIS organizou uma série de shows inéditos e documentários de grandes bandas do gênero. A programação especial vai ao ar durante todo o mês de julho.

No próximo domingo, às 21h30, será contada a história da banda americana de punk rock The Ramones, por meio do documentário End of the Century: The Story of The Ramones. A produção mostra desde o início do grupo, em Nova York, passando pela carreira meteórica e chegando ao trágico destino de integrantes como Joey (1951-2001) e Dee Dee (1951-2002).

Na próxima segunda, dia 17, às 21h, será exibido o show da banda britânica Coldplay no festival Austin City Limits, nos Estados Unidos. Na sequência, no dia 23, às 21h30, será exibida a história da gravação do disco Definitely Maybe, do grupo Oasis, outro que nasceu na Inglaterra. No dia seguinte, 24, às 21h, a apresentação será da banda canadense Arcade Fire.

Já no dia 30, às 21h30, é a vez do documentário Some Kind of Monster, sobre o heavy metal dos americanos do Metallica. Para fechar a programação, no dia 31, o BIS exibe o show do Foo Fighters, às 21h, também no Austin City Limits. O canal preparou ainda uma seleção na plataforma de vídeo sob demanda, o BIS Play (globosatplay.globo.com/bis).

Dobradinha na Fnac

O palco da livraria Fnac é ocupado pelas bandas Mdnght Mdnght e Duex, respectivamente hoje e amanhã.
O palco da livraria Fnac do ParkShopping (Guará) é ocupado pelas bandas Mdnght Mdnght e Duex, respectivamente hoje e amanhã. Os shows acontecem a partir das 20h. A entrada é franca.

Projeto autoral de Brasília, a Mdnght Mdnght busca proporcionar novas experiências aos apreciadores de um som dançante ao progressivo, passando pelo peculiar synth pop dos anos 1980.

Com um álbum lançado e vários shows realizados em diferentes casas e festivais, Duex, que surgiu em 2011, é uma banda brasiliense de rock alternativo. O som do grupo é formado pela mescla de diferentes sonoridades que vão do folk ao hard rock. No entanto, as maiores influências advêm de gêneros relacionados ao punk.

Entrada franca. Informações: 2105-2000. Classificação livre.

João Saldanha/divulgação Brasilienses da Mdnght Mdnght se apresentam hoje, às 20h

João Saldanha/divulgação
Brasilienses da Mdnght Mdnght se apresentam hoje, às 20h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado