Menu
Viva

Casarão ao Vento ganha horário especial no Carnaval

Arquivo Geral

24/02/2014 18h10

A peça Casarão ao Vento, que está sendo apresentada no CCBB, terá um horário especial durante o carnaval. Terá sessões somente na quinta-feira (27) e sexta-feira (28) de fevereiro. No sábado (1) e domingo (2) não serão realizadas sessões da peça.

O texto é do paulista Francisco Alves, vencedor da 6ª edição do projeto Seleção Brasil em Cena, etapa Rio. Casarão ao Vento, foi a primeira peça do autor e levou anos para ser escrita devido às pesquisas realizadas para descrever uma sociedade brasileira decadente no final do século XIX. O espetáculo também retrata as questões referentes luta da mulher dentro da sociedade machista. Após temporada de sucesso no palco do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, a montagem chega à Brasília, onde seguirá em temporada de 19 de fevereiro a 16 de março.

O diretor Marco André Nunes, que participa pela primeira vez do Seleção Brasil em Cena, foi escolhido para dirigir o espetáculo com atores iniciantes. Uma das características do projeto, além de fomentar a dramaaturgia com novos escritores, é dar visibilidade a atores e atrizes que estão começando a atuar. A cenografia e o figurino do espetáculo é de Marcelo Marques e a iluminação é de Renato Machado. 

Ambos criaram um ambiente que reproduz um casarão abandonado de uma família decadente. Apesar de inédito como autor, Francisco Alves tem uma longa experiência com o palco e com teatro profissional. Ele é iluminador da companhia franco-brasileira Dos a Deux. Com o texto escolhido, Francisco também quebra um tabu: em seis edições do Seleção Brasil em Cena, é a primeira vez que o vencedor da etapa Rio não é um carioca.

Histórico 

Este ano é a segunda edição do projeto Seleção Brasil em Cena em Brasília, realizado desde 2009 no Rio de Janeiro. A escolha dos textos Camélia, vencedor da etapa Brasília, e Casarão ao vento, vencedor da etapa carioca, aconteceu no mês de setembro. Mais de 270 textos de todo Brasil foram recebidos para esta edição.

escolha dos textos vencedores foi do público que assistiu às leituras dramatizadas realizadas nos CCBB de cada uma das cidades.

Desde a primeira edição, o projeto já recebeu mais de 900 textos de diversos autores, que tiveram leituras dramatizadas e dirigidas por expressivos nomes do teatro contemporâneo brasileiro tais como Paulo de Moraes, Ivan Sugahara, Stella Miranda, Gilberto Gawronski e Moacir Chaves, dentre outros. 

Ao longo das cinco edições anteriores, cerca de 150 atores indicados por renomadas escolas de teatro participaram das leituras juntamente com dezenas de estagiários em cenotécnica, iluminação e figurinos. O espetáculo É Samba na Veia é Candeia, vencedor da 3ª edição, recebeu duas indicações ao Prêmio Shell 2009, uma delas a de melhor texto. Em 2010, o espetáculo Tempo de Solidão foi escolhido um dos 10 melhores do ano pelo jornal O Globo, e em 2011, o espetáculo Não me diga Adeus foi indicado ao Prêmio Shell de melhor direção musical.

Sinopse – Casarão ao Vento

No fim dos anos 1880, em um dia de forte tempestade, três irmãs de diferentes idades e personalidades preparam-se para os seus casamentos arranjados pelo pai. Ilhadas no velho casarão, onde habitam no interior do Brasil, se questionam sobre suas vidas, seus futuros maridos e seus destinos.

Ficha Técnica

Autor: Francisco Alves

Direção: Marco André Nunes

Elenco: Amanda Grinaldi, Ana Catharina Vicente, Anita Salgado, Bia Kaizel, Felipe Cabral e Isabel Chavarri

 

Serviço

Teatro II Casarão ao Vento 

Dias: De 19 de fevereiro a 16 de março

 Sessões dias 27 e 28 de fevereiro

*Sábado e domingo de carnaval (dias 01 e 02 de março) não haverá sessões.

Gênero: Drama

Duração: 70 minutos

Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Classificação indicativa: 18 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado