Menu
Futebol

Wada revoga suspensão do laboratório de controle de doping do Rio 2016

Colaborador JBr

21/07/2016 9h32

Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte

A Agência Mundial Antidoping (Wada) liberou, nesta quarta-feira, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) para atuar na realização de exames durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas do Rio de Janeiro. A entidade havia suspendido provisoriamente o laboratório no último dia 24 de junho alegando erros técnicos em exames.

“A Wada está muito contente de anunciar que o credenciamento do laboratório do Rio foi restabelecido. Todas as partes trabalharam para resolver o problema identificado para que o laboratório pudesse funcionar de maneira otimizada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, que começam em 5 de agosto”, disse   Os atletas podem estar confiantes de que as amostras antidopings foram fortemente analisadas no laboratório e que também será durante os Jogos”, disse Olivier Niggli, diretor-geral da Wada.

Após a suspensão do LBCD, a Wada formou um grupo para estudar o caso com base nas regras estabelecidas pela instituição. Nesta quarta, o Comitê Disciplinar da entidade apresentou os resultados para o presidente do Comitê Executivo Sir Craig Reedie, recomendando a revogação da suspensão.

A liberação do LCBD se deu após o laboratório cumprir uma série de recomendações exigidas pelo padrão da Norma Internacional de Laboratórios (ISL). Caso a suspensão provisória da Wada tivesse sido mantida, os exames antidoping do Rio 2016 teriam de ser feitos em outro país e os resultados demorariam até cinco dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado