Menu
Torcida

Time de handebol feminino vence campeonato em Pará de Minas (MG)

Os participantes da capital federal contaram com o apoio do Programa Compete Brasília da Secretaria do Esporte do DF. A última vitória do Distrito Federal havia acontecido em 2019

Ana Flávia Aguiar

26/08/2024 19h06

FBDS

Arte: Ana Paula/FBDS

Neste final de semana (24 e 25 de agosto) o Campeonato Brasileiro de Handebol para Surdos foi realizado em Pará de Minas, Minas Gerais. As seleções brasilienses de handebol feminino e masculino da Federação Desportiva de Surdos viajaram para marcar presença na competição e voltaram com vitória. Agora tricampeão, o time feminino venceu em 2015, 2019 e 2024.

Os participantes da capital federal contaram com o apoio do Programa Compete Brasília da Secretaria do Esporte do DF. A última vitória do Distrito Federal havia acontecido em 2019. Desde então, o processo de treinamento conduzido pelo técnico Marcelo Cubano, na busca pelo título de tricampeões do campeonato, foi árduo. Mesmo assim, o treinador ressalta que seu objetivo não foi ganhar ou perder, e sim aprender.

Nos treinos, Cubano contou com o apoio do psicólogo do time, Saulo Moraes, que auxilia na saúde mental dos atletas para lidar com a pressão.

Treinamento

Durante os treinamentos, o técnico realiza o aquecimento e utiliza a comunicação como sua principal ferramenta, buscando a disposição, o hábito e distribuindo palavras de afirmação para que o time não perca a coragem para alcançar o objetivo desejado.

No handebol, uma das práticas que auxiliam a realização do gol é dar três passos antes de arremessar. Com isso em mente, Cubano utilizou uma rede de vôlei como forma de treinar o impulso, para aumentar o salto na hora de dar os três passos e arremessar ao gol.

No último treino antes do campeonato, a estratégia foi colocada em prática. Os atletas repetiam o processo de arremesso, dessa vez, sem a rede. Com isso, houve uma evolução no processo.

Com muita felicidade o time dedicou a vitória a Cubano, que não acompanhou as meninas neste campeonato, pois afirma confiar em seu time.

Para mais informações, seguir nas redes sociais:
Instagram: @fbdsdf
Linktree: linktr.ee/fbdsdf

Colaboraram: Evellyn Luchetta

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado