Menu
Futebol

Seleção sul-africana goleia time da PM em jogo-treino antes da estreia

Arquivo Geral

29/07/2016 17h38

Josemar Gonçalves

Em clima festivo, a seleção olímpica da África do Sul enfrentou o time de futebol da PM, na manhã desta sexta-feira (29), no Minas Tênis Clube, no Setor de Clubes Norte. Foi um dos últimos treinos da equipe antes da estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na quinta-feira (4), contra o Brasil, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A partida terminou com a vitória de 4 x 0 a favor dos africanos.

Um ônibus da PM trouxe 30 crianças e adolescentes da Escolinha de Futebol do Varjão, projeto social que há seis anos oferece aulas gratuitas de futebol para jovens em situação de vulnerabilidade. Eles e alunos do Colégio Militar Tiradentes tiveram camisas e chuteiras autografadas pelos atletas sul-africanos.

Segundo o técnico do time da Polícia Militar, coronel Cléber Lacerda, a escolha da equipe amadora também levou em consideração aspectos de segurança. “Eles precisavam fazer um jogo-treino além de uma simples movimentação, mas com segurança. Então, oferecemos nosso time: eles fizeram o treino que queriam e com a segurança que necessitavam”, destacou.

Embora amador, o time da Polícia Militar é tradicional. Existe há 22 anos e é bicampeão (2014 e 2015) do torneio mundial de polícias e bombeiros. O primeiro título foi conquistado na Irlanda; já o segundo, nos Estados Unidos. O cabo Átila Cruz, de 36 anos, considerado o melhor do time, mostrou-se orgulhoso em poder ajudar na preparação da equipe da África do Sul. “Para eles, foi um treino de preparação; para a gente, uma festa. Conseguimos ser competitivos dentro das nossas limitações e nos divertimos bastante com a experiência.”

Experiência aprovada pelos africanos

Camisa 10 da África do Sul, o atacante Tyroane Sandows aprovou a experiência. “Serviu como um jogo-treino, para movimentar os nossos jogadores, principalmente aqueles que acabaram de chegar de viagem. Colocamos em prática algumas das estratégias ensaiadas e, no geral, foi positivo”, destacou o jogador do Grêmio, que fez o terceiro gol do treino, de pênalti. Outros dois gols foram marcados por Keagan Dolly. O último tento foi feito por Thabiso Kutumela.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, acompanhou a atividade e ressaltou que ela contribuiu para mostrar o aspecto de integração da corporação com o esporte. “Mostramos que somos uma corporação solidária, que temos atletas amadores de nível, além de chamarmos crianças para participar de alguma forma desse momento olímpico”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado