Menu
Torcida

São Paulo goleia, mas não se classifica para a Libertadores

Com vitória sobre o Santos por 2 a 0, também como visitante, o Fortaleza ficou com o oitavo lugar do Campeonato Brasileiro e a última vaga na fase preliminar do torneio internacional

FolhaPress

14/11/2022 6h10

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

O São Paulo goleou o Goiás fora de casa neste domingo (13), por 4 a 0, mas não conseguiu se classificar para a Copa Libertadores do ano que vem.


Com o topo da tabela definido antecipadamente, a principal atração desta última rodada do Brasileiro de 2022 era justamente a briga pelas últimas vagas na Libertadores.


Além do Fortaleza, também se garantiram na maior competição continental o Athletico-PR, com a última vaga direta na fase de grupos, e o Atlético-MG, via fase preliminar.


São Paulo, América-MG e Botafogo terão que se contentar com a ida à Copa Sul-Americana.


Em tarde de despedida do técnico Luiz Felipe Scolari, o Furacão garantiu a sexta e última vaga direta na fase de grupos da competição continental ao superar o Botafogo em um confronto direto.


A equipe paranaense venceu a carioca por 3 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), com gols de Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick.


O alvinegro mineiro fez a sua parte para buscar a vaga direta, ao vencer o Corinthians fora de casa, na Neo Química Arena, em São Paulo. Vargas, de pênalti, fez o gol da vitória atleticana por 1 a 0 sobre o time paulista, que já tinha carimbado o passaporte para o torneio internacional.


A equipe do técnico Cuca, porém, torcia contra o triunfo do Athletico-PR para entrar no G-6. Já o Botafogo só dependia de si para se garantir na pré-Libertadores, e acabou ficando de fora com a derrota sofrida.


A outra vaga na pré-Libertadores é do Fortaleza. O time nordestino ultrapassou Botafogo e América-MG na classificação ao vencer o Santos na Vila Belmiro, com gols de Thiago Galhardo e Moisés.


Esta será a segunda participação do Leão na história do torneio internacional. A classificação foi conquistada com uma campanha heroica no segundo turno, pois o time do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda havia terminado a primeira parte do Brasileiro na última colocação da tabela.


O São Paulo precisava não apenas vencer o Goiás fora de casa como também torcer por uma combinação de outros resultados na rodada, o que não aconteceu.


O time do técnico Rogério Ceni fez a sua parte e derrotou os goianos, com gols de Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan. Mas o saldo da rodada não favoreceu a equipe paulista. Durante as partidas, a combinação de placares chegou a ser benéfica para o tricolor por alguns minutos.


O América-MG, por sua vez, só dependia de si mesmo para ir à fase prévia da Libertadores, mas tropeçou em casa. Empatou com o Atlético-GO por 1 a 1, gols de Henrique Almeida e Dudu.


O time mineiro jogou com um homem a mais desde a expulsão de Willian Maranhão, aos 30 minutos do primeiro tempo, e chegou a fazer o segundo gol que valeria a classificação, já aos 50 da etapa final, mas o lance foi anulado pela arbitragem, por toque na mão.


Com o balanço final da rodada, estarão na Copa Sul-Americana do ano que vem São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino.


Na parte de baixo da tabela, faltava também a confirmação do último rebaixado à Série B. O Atlético-GO ainda lutava matematicamente para escapar da degola, mas precisava vencer o América-MG e tirar uma diferença grande no saldo de gols. Manteve-se na lista do descenso, que já tinha Ceará, Avaí e Juventude.


O título do Palmeiras já estava definido desde o dia 2 de novembro, com quatro partidas ainda por jogar. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira faturou o campeonato nacional pela 11ª vez em sua história.


Além do alviverde, as vagas de Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo na fase de grupos da próxima Copa Libertadores também haviam sido asseguradas com antecedência.


Mesmo assim, a última rodada ainda poderia render um bom dinheiro a mais nas contas dos clubes, de acordo com a ordem final na tabela. Mas as primeiras posições não se alteraram.


O Internacional confirmou com o vice-campeonato ao vencer o Palmeiras em casa por 3 a 0, com gols de Maurício, Alemão e Braian Romero. A premiação do campeão é R$ 45 milhões, e a do vice, de R$ 42,7 milhões.


A artilharia do Brasileiro 2022 ficou com Germán Cano (Fluminense), autor de 26 gols. O argentino tornou-se o maior goleador estrangeiro em uma edição do campeonato e também o recordista de gols em uma mesma edição nesta era dos pontos corridos com 20 clubes, iniciada em 2006.


O prêmio de maior “garçom” do campeonato vai para a estante de Gustavo Scarpa (Palmeiras), com 13 passes diretos para gols neste Brasileiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado