Menu
Torcida

Parceria entre GDF e escola de patinação artística leva esporte à comunidade do Cruzeiro

Iniciativa do GDF em parceria com a escola Glide oferece aulas no Complexo Esportivo; irmãos atletas comandam projeto e já representam o Brasil em competições internacionais

Redação Jornal de Brasília

29/07/2025 14h05

dentro 2 (36)

dentro 2 (36)

Um projeto que une esporte, inclusão e alto rendimento vem transformando a rotina de crianças e adolescentes no Cruzeiro. Desde o início do ano, o Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Escola de Patinação Artística Glide, oferece aulas de patinação artística no ginásio do Complexo Esportivo da região administrativa. Com vagas ainda disponíveis, a atividade tem se popularizado entre os moradores, democratizando o acesso a uma modalidade que exige técnica, dedicação e sensibilidade artística.

As aulas são voltadas para alunos a partir de 5 anos, que são avaliados de acordo com suas habilidades e distribuídos entre turmas iniciantes ou avançadas. As sessões acontecem três vezes por semana: segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h, e terças-feiras, das 13h às 15h. Cada aula custa R$ 15. Para os que ainda não têm equipamento, a escola disponibiliza patins para aluguel.

À frente da iniciativa estão os irmãos Pedro Henrique Soares, 26 anos, e Maria Luiza Soares, 18. Naturais do Cruzeiro e atletas da patinação artística, os dois fazem parte da Seleção Brasileira e são vice-campeões nacionais. Em 2025, representaram o Brasil em importantes campeonatos internacionais, como as semifinais da Copa do Mundo, realizadas em Buenos Aires (Argentina) e Trieste (Itália), onde conquistaram o 7º e 10º lugares, respectivamente. Também competiram no Pan-Americano de Buenos Aires, alcançando a 8ª colocação, e estão convocados para os Jogos Sul-Americanos de Esportes Sobre Rodas, em agosto, no Rio Grande do Sul.

“Vimos esse espaço que foi renovado, que fizeram essa quadra… Achamos muito legal. Entramos em contato com a Administração do Cruzeiro e o administrador recebeu a iniciativa”, conta Pedro Henrique. “O desafio era encontrar um local seguro e adequado para as aulas, e aqui encontramos isso.”

O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, celebra os resultados do projeto. “Abraçamos a ideia e aqui estamos. Está sendo um sucesso! Há muitas pessoas nos procurando, crianças principalmente. Esse é o nosso papel – fazer essa integração da população com o Estado, principalmente no esporte.”

O exemplo dos irmãos Soares tem inspirado os alunos. Maria Luiza Costa Mangia, de 13 anos, antes praticava vôlei no local e agora se dedica à patinação. “Adoro fazer patinação desde que eles chegaram. Gosto de praticar todos os esportes, então achei muito legal. Quero ganhar muitas medalhas”, diz, empolgada.

A jovem Isabel de Aníbal Espinheira, 12, também se encantou ao ver as aulas. “Eu e os meus amigos estávamos aqui e vimos que tinha gente patinando. Aí a gente foi olhar e achou muito legal e muito bonita a patinação”, relata.

Giovana Mariquito Ribeiro, atleta há seis anos, destaca a qualidade da estrutura. “O espaço é maravilhoso. Assim tenho mais energia para vir treinar, mais ânimo de estar aqui com os meus amigos, com esse técnico maravilhoso que é o Pedro. E o espaço é muito acolhedor, muito seguro, tudo maravilhoso.”

Mais que esporte, formação integral

A patinação artística é uma modalidade que exige não apenas condicionamento físico, mas também sensibilidade e controle emocional. Ao combinar elementos técnicos e expressão corporal, a atividade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, postura, flexibilidade e força muscular. Além dos benefícios físicos, também promove disciplina, foco, autoestima e bem-estar mental.

Com o apoio do GDF e da comunidade, a prática ganha cada vez mais espaço na região, revelando talentos e incentivando o esporte como ferramenta de transformação social.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado