Menu
Torcida

Novo Mundial de Clubes Fifa contará com participantes das seis confederações

Campeonato terá início em 2025 nos EUA, com 32 equipes; Copa Intercontinental também é anunciada, com estreia em 2024

Redação Jornal de Brasília

17/12/2023 18h17

Atleta do Bayern de Munique levanta taça de Campeão Mundial de Clubes 2013, após a vitória do Bayer sobre o Raja Casablanca, por 2 a 0, em Marrakesh, Marrocos – Gerard Julien-21.dez.13/AFP

PAOLA FERREIRA ROSA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Em reunião antes das semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2023, realizada em Jidá, na Arábia Saudita, o conselho da federação internacional decidiu que a primeira edição do novo Mundial de Clubes será disputado por 32 equipes em 2025, nos Estados Unidos.

A competição contará com participantes de cada uma das seis confederações, e sua estreia será realizada de 15 de junho a 13 de julho.

As informações foram divulgadas neste domingo (17).

A data foi escolhida para garantir que a realização do torneio esteja alinhada com o calendário de jogos internacionais, considerando um intervalo mínimo de três dias de descanso entre os jogos para o bem-estar dos jogadores, segundo a Fifa.

O Mundial seguirá o mesmo formato da Copa do Mundo Fifa 2022 e da Copa do Mundo Feminina Fifa 2023, com a exceção de que não haverá a disputa pelo terceiro lugar.

O torneio terá uma fase de grupos composta por oito grupos de quatro equipes, jogando em um único jogo round-robin; as duas melhores equipes de cada grupo avançam para as oitavas de final; uma fase eliminatória direta em uma única partida, das oitavas de final até a final; sem disputa pelo terceiro lugar.

A metodologia de classificação padrão de clubes terá como base os seguintes parâmetros: 3 pontos por uma vitória; 1 ponto por empate; 3 pontos por avançar a cada fase da competição.

No caso dos clubes europeus, os princípios metodológicos pré-existentes serão aplicado excepcionalmente para determinar a classificação dos clubes europeus para o Mundial de 2025.

A decisão foi tomada uma vez que já foram concluídas três temporadas completas e uma fase de grupos completa da quarta temporada da Liga dos Campeões, que a Uefa dispõe de um sistema de coeficientes de clubes.

A metodologia aprovada para o ranking das equipas europeias compreende 2 pontos por uma vitória; 1 ponto por empate; 4 pontos for classificação à fase de grupos; 5 pontos for classificação às oitavas de final; 1 ponto por classificação a cada fase seguinte da competição.

Com base nos princípios de acesso aprovados e nos resultados das respetivas competições continentais de clubes, já estão definidos os seguintes clubes:

África, com 4 times
Vagas para campeões (Liga dos Campeões da CAF) ? 3 times
2020/21 e 2022-23: Al Ahly SC (Egito)
2021/22: Wydad AC (Marrocos)
2023/24: a confirmar
Vaga via ranking ? 1 time a confirmar
Ásia, com 4 times
Vagas para campeões (Liga dos Campeões da AFC) ? 3 times
2021: Al Hilal SFC (Arábia Saudita)
2022: Urawa Red Diamonds (Japão)
2023/24: a confirmar
Via ranking ? 1 time a confirmar
Américas Central e do Norte e Caribe, com 4 times
Vagas para campeões (Copa dos Campeões da Concacaf)
2021: CF Monterrey (México)
2022: Seattle Sounders FC (Estados Unidos)
2023: Club León (México)
2024: a confirmar
América do Sul, com 6 times
Vagas para campeões (Copa Libertadores) ? 4 times
2021: SE Palmeiras (Brasil)
2022: CR Flamengo (Brasil)
2023: Fluminense FC (Brasil)
2024: a confirmar
Vagas via ranking ? 2 times a confirmar.
A vaga final será atribuída a um clube do país anfitrião.
Europa, com 12 times
Vagas para campeões (Liga dos Campeões da UEFA) ? 4 times
2020/21: Chelsea FC (Inglaterra)
2021/22: Real Madrid CF (Espanha)
2022/23: Manchester City FC (Inglaterra)
2023/24: a confirmar
Vagas via ranking ? 8 times
FC Bayern München (Alemanha)
Paris Saint-Germain FC (França)
FC Internazionale (Itália)
FC Porto (Portugal)
SL Benfica (Portugal)
10. A confirmar
11. A confirmar
12. A confirmar
Oceania, com 1 time
Via ranking – Auckland City FC (NZL)*
* Embora a edição de 2024 da Liga dos Campeões da OFC ainda não tenha sido disputada, das equipes que podem competir, não há possibilidade matemática de qualquer uma ultrapassar o Auckland City FC com base nos pontos conquistados pelo time durante o período de classificação.
COPA INTERCONTINENTAL DA FIFA SERÁ DISPUTADA A PARTIR DE 2024
Aprovada em março, a competição anual de clubes será chamada oficialmente de Coupe Intercontinentale de la Fifa (Copa Intercontinental da Fifa), disputada anualmente a partir de 2024.
O torneio vai apresentar todos os campeões das principais competições de clubes da confederação e terminará com uma final entre os vencedores da UEFA Champions League e os ganhadores de um play-off intercontinental entre clubes das demais confederações.
A partida deverá ser realizada em local neutro, de acordo com o conselho da organização. A Copa Intercontinental da FIFA compreenderá as seguintes etapas:
Etapa A: Disputada em duas fases. De forma alternada, os campeões da África ou da Ásia jogarão em seu estádio contra os vencedores da Oceania durante a primeira fase. Os vencedores da rodada enfrentarão os vencedores da África ou da Ásia na fase final.
A primeira edição definirá um representante africano ou asiático na primeira rodada por sorteio, e os mandos de campo serão divididos de modo que cada equipe jogará uma partida em seu estádio.
Etapa B: Os vencedores da Copa dos Campeões da Concacaf enfrentarão os vencedores da Copa Libertadores em jogo único no estádio de um dos clubes, a ser determinado por sorteio.
Play-off: Os times vencedores nas etapas anteriores vão se enfrentar nos dias que antecedem a final, no mesmo palco neutro.
Final: Os ganhadores do play-off vão enfrentar o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA numa sede neutra. Quem vencer será o campeão.
Para a edição inaugural da competição em 2024, as primeiras etapas serão agendas pela Fifa após consulta com os clubes e as confederações. O play-off será realizado em 14 de dezembro, em sede neutra, e a final acontecerá no dia 18 do mesmo mês.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado