Menu
Torcida

Invicto no Mané: Flamengo goleia Olímpia e se classifica para a semi

O rubro-negro confirmou o favoritismo após levar a melhor por 4 a 1 no jogo de ida, e triunfou novamente contra os paraguaios, com o placa

Redação Jornal de Brasília

18/08/2021 21h19

Brazil’s Flamengo Gabriel Barbosa (R) celebrates with his coach Renato Gaucho after scoring against Paraguay’s Olimpia during their Copa Libertadores quarter-finals second leg football match at the Mane Garrincha Stadium in Brasilia, on August 18, 2021. (Photo by ADRIANO MACHADO / POOL / AFP)

Por Arthur Ribeiro
[email protected]

O Flamengo venceu o Olimpia por 5 a 1, nesta quarta-feira (18), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. O rubro-negro confirmou o favoritismo após levar a melhor por 4 a 1 no jogo de ida, e triunfou novamente contra os paraguaios, com o placar de 9 a 2 no agregado.

Muito superior, o Flamengo teve mais uma boa atuação de seus jogadores para a vitória tranquila. Como rotina na Libertadores, teve gol(s) do Gabigol, que disparou na artilharia da competição com seus dois gols no jogo, alcançando a marca de 10 tentos em 10 jogos. Além do camisa 9, Bruno Henrique, Willian Arão e Salcedo, contra, também balançaram as redes. Pelo Olimpia, Recalde descontou com um belo gol.

As duas equipes chegaram com mudanças. Pelo lado carioca, foram duas alterações em relação ao último jogo, todas no setor defensivo. Rodinei e Bruno Viana entraram nos lugares de Isla e Gustavo Henrique, ambos fora por questões físicas. Pelos adversários, as principais mexidas foram a entrada de Otálvaro no lugar de Salazar, que teve grave contusão em choque com Arrascaeta no confronto de ida, e o interino Enrique Landaida, que comanda o time após o pedido de demissão de Sergio Orteman.

Primeiro tempo

Em função da boa vantagem construída na partida no Paraguai, o Flamengo não pressionou como de costume durante os primeiros minutos e cadenciou mais o jogo. Após algumas chegadas do Olimpia, o rubro-negro acordou, e, com boa jogada entre Everton Ribeiro e Rodinei, o lateral entrou na área do adversário e serviu Gabigol, que apenas escorou para o gol com tranquilidade e abriu o placar para o Mais Querido aos 29 minutos.

Pouco depois, a defesa paraguaia aparentou sentir o gol, e o poderoso quarteto ofensivo rubro-negro aproveitou o momento para ampliar o marcador. De Gabi para Everton Ribeiro, para Arrascaeta, que cruzou na medida para Bruno Henrique cabecear no gol e fazer 2 a 0 aos 36.

Porém, restando um minuto para o final do primeiro tempo, o Olimpia fez valer do contra-ataque rápido quando o time brasileiro relaxou na partida. O atacante Recalde recebeu livre na área rubro-negra, cortou Léo Pereira e Diego Alves, ajeitou e bateu para marcar um golaço e dar ânimo aos paraguaios, que foram para o intervalo derrotados por 2 a 1.

Segundo tempo

Na volta dos vestiários, a partida entrou em ritmo faltoso. Em duas faltas duras, dois jogadores do Olimpia foram punidos com cartões amarelos. Na cobrança de um dos tiros livres, Arrascaeta encontrou Léo Pereira, que cabeceou para defesa de Aguilar, mas a bola continuou viva dentro da pequena área, até que o oportunista Willian Arão empurrou para o fundo das redes e marcou o terceiro do Mais Querido.

A equipe paraguaia não dava sinais de reação e começou a truncar o jogo com faltas para controlar o ímpeto do Mengão, porém, em mais uma bola parada, o zagueiro Salcedo desviou de cabeça contra a própria meta e ampliou ainda mais a desvantagem para o Olimpia, repetindo o placar de ida, 4 a 1.

Com o resultado elástico e a classificação garantida, o técnico Renato Gaúcho aproveitou para rodar o elenco, com as entradas de Pedro, Michael e Vitinho. O último entrou pilhado e até se envolveu em um princípio de confusão depois de provocar Otálvaro, lateral adversário, mas foram rapidamente controlados pelo árbitro e os companheiros.

Já em ritmo de treino, o Flamengo demonstrou um repertório ainda maior de jogadas ofensivas. Em contra-ataque mortal, Gabigol, Vitinho e Diego Ribas fizeram bela troca de passes, que resultou em cruzamento do camisa 10 para o artilheiro, que fez de cabeça e correu para o abraço, comemorando com o banco o 5º gol da equipe.

Aos 47 do segundo tempo, o árbitro apontou para o centro do campo e carimbou a classificação do rubro-negro, 5 a 1 no placar.

Torcida no estádio mais uma vez

Após voltar para as arquibancadas no jogo das oitavas de final, a torcida do Flamengo pôde acompanhar o clube mais uma vez, agora na partida das quartas. Felipe Nunes, de 20 anos, diz que sempre há um temor pelo vírus da Covid-19, pois, querendo ou não, são mais de 10 mil pessoas no estádio. Por outro lado, acredita que se as pessoas respeitarem o distanciamento e estiverem testadas, tem tudo para dar certo. Já sobre o futebol, o jovem se diz confiante para o futuro do rubro-negro na competição. “O Mengão vai fortíssimo para a final, que será bem difícil por serem bons times do outro lado, mas claro que vai dar nós”.

Além de Felipe, Gustavo Ribeiro, de 37 anos, também marcou presença na torcida para apoiar seu time do coração. Ele compartilha o receio do vírus, e diz que, apesar de já estar vacinado com as duas doses, sentou-se afastado das aglomerações para se prevenir. Para Gustavo, a testagem para o jogo foi rigorosa, mas é algo necessário no momento. Por fim, o torcedor se mostrou confiante com a equipe rumo ao tricampeonato. “O time tem tudo para ir à final. A caminhada vai ser dura, como sempre, mas acredito no título.”

Sequência da competição

Com a vitória no agregado, o Flamengo avança para as semifinais do torneio e aguarda o vencedor do confronto entre Barcelona de Guayaquil (EQU) e Fluminense (BRA), que decidem a outra vaga na quinta-feira (19), às 21:30, no Estádio Monumental de Barcelona, no Equador. Por sua vez, o rubro-negro volta as atenções para o Campeonato Brasileiro e o confronto da próxima rodada contra o Ceará, às 16:00 do próximo domingo (22), no Castelão, em Fortaleza.

Ficha jogo

FLAMENGO
Diego Alves; Rodinei (Matheuzinho), Léo Pereira, Bruno Viana e Filipe Luís (Ramon); Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro (Pedro) e Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol. T.: Renato Gaúcho

OLIMPIA
Aguilar; Otálvaro, Salcedo, Gamarra e Torres; Ortiz, ,Ojeda, Derliz Gonzales e Sosa (Quintana); Roque Santa Cruz (González) e Recalde (Camacho). T.: Enrique Landaida

Estádio: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Juiz: Jesús Valenzuela (VEN)
Cartões amarelos: Sosa, Ojeda, Otálvaro, Gamarra (Olimpia); Vitinho (Flamengo)
Gols: Gabigol, aos 29 minutos do primeiro tempo; Bruno Henrique, aos 36 minutos do primeiro tempo; Willian Arão, aos 3 minutos do segundo tempo; Salcedo (contra), aos 10 minutos no segundo tempo. Gabigol, aos 31 minutos do segundo tempo (Flamengo); Recalde, aos 44 minutos do primeiro tempo (Olimpia)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado