Menu
Torcida

Ibaneis Rocha recebe Gabriel Bortoleto e anuncia reabertura do Autódromo

Capital federal volta ao calendário automobilístico nacional e internacional após obras de modernização do circuito

Redação Jornal de Brasília

20/08/2025 16h57

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta quarta-feira (20) a reabertura do Autódromo de Brasília, marcada para 30 de novembro, com uma corrida da Stock Car. O anúncio foi feito ao lado do piloto brasileiro de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto e marca o retorno da cidade ao cenário automobilístico nacional e internacional.

“Em 30 de novembro, nós estaremos reinaugurando o Autódromo com a corrida de Stock Car. Brasília volta para o cenário nacional e internacional do automobilismo”, afirmou Ibaneis Rocha. O governador também destacou o desempenho de Bortoleto: “Nosso querido Gabriel Bortoleto está fazendo um trabalho excepcional na Fórmula 1, levando o nome do Brasil novamente para a ponta do automobilismo internacional. Um atleta que foi criado em parceria com o BRB em todas as categorias e que hoje nos alegra bastante”.

Após visitar o Palácio do Buriti, Bortoleto conheceu de perto as obras de modernização do autódromo, que incluem melhorias no traçado, nas áreas de escape, drenagem, arquibancadas temporárias e segurança, mantendo a característica original da pista. Serão seis variações de traçado, permitindo competições de carros, motos, arrancada e drift. A expectativa é que o local possa receber até 100 mil pessoas por evento.

“É incrível ter mais um autódromo de qualidade no Brasil. O projeto de Brasília é impressionante, com nível europeu em asfalto, drenagem, áreas de escape e segurança. A pista é larga, rápida e oferece pontos de ultrapassagem, o que cria muita competição. São seis layouts diferentes, permitindo diversidade e desafios para os pilotos. Estou muito feliz em ver o resultado desse trabalho”, destacou Bortoleto.

O piloto também elogiou a largura da pista, ressaltando seu potencial para ultrapassagens e disputas acirradas: “As curvas muito rápidas e a largura da pista me impressionaram bastante, porque não é fácil ter uma pista tão ampla assim. Com uma pista larga, é possível variar os tipos de traçado, alargar a entrada para tentar uma manobra na saída e forçar mais nas disputas. Esta é uma das mais largas que já vi na minha vida”.

Estrutura de padrão internacional

Projetado pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, o Autódromo de Brasília terá 5.384 metros de extensão, 16 curvas — sendo nove à direita e sete à esquerda — e três retas principais, com a maior medindo 803 metros. A pista mantém largura de 15 metros na largada e 14 metros nos demais trechos, permitindo ultrapassagens emocionantes.

O complexo contará com 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa, camarotes, áreas VIP e infraestrutura total de 15.592 m², podendo receber até 100 mil pessoas. Além de sediar competições profissionais, a expectativa é transformar o local em um complexo de lazer com eventos semanais e festivais.

Segundo Paulo Henrique Costa, presidente do Banco de Brasília, “a pista está preparada para receber competições nacionais e internacionais, com padrão FIA, garantindo segurança, diversidade de traçados e infraestrutura moderna. Brasília voltará ao calendário de corridas em grande estilo, incluindo a Stock Car, F4 e outras categorias”.

Lincoln Bortoleto, CEO da Vicar, empresa promotora da Stock Car, destacou o diferencial da capital federal: “Brasília tem algo que é diferente dos outros locais. Primeiro, pela rede hoteleira que dá fácil acesso. Segundo, os pilotos adoram o traçado daqui. Teremos, sim, mais uma edição da Stock Car com 31 veículos na pista. Será uma grande festa”.

Histórico do Autódromo e carreira de Gabriel Bortoleto

Inaugurado em 1974, o Autódromo de Brasília já recebeu provas de Fórmula 1, Fórmula 3 Sul-Americana, Gran Turismo, Fórmula Truck, Stock Car e Brasileiro de Motociclismo. Com 727 mil m², é reconhecido pela ampla visibilidade da pista.

Gabriel Bortoleto, atual representante do Brasil na Fórmula 1 pela Sauber (Audi), iniciou sua carreira no kartismo e conquistou destaque em campeonatos internacionais, incluindo Fórmula 4 Italiana, Fórmula Regional Europeia, FIA Fórmula 3 e FIA Fórmula 2, onde foi campeão em sua temporada de estreia. Na atual temporada de F1, o piloto soma 14 pontos obtidos em três corridas.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado