Menu
Futebol

Fluminense vence e empurra o Cruzeiro para a zona da degola

Arquivo Geral

17/07/2016 21h28

Mailson Santana/FFC

Depois de três rodadas sem vencer, o Fluminense voltou a sentir o sabor de uma vitória no Campeonato Brasileiro. O Tricolor das Laranjeiras derrotou o Cruzeiro por 2 x 0, em partida disputada na tarde deste domingo, no estádio Edson Passos, em Mesquita, nova casa do clube carioca na competição.

O resultado fez o Fluminense chegar aos 21 pontos ganhos e subir para a nona posição. O Cruzeiro completou sua quarta partida sem vencer e caiu para a zona do rebaixamento. O time mineiro ocupa a 17ª colocação, com 15 pontos ganhos.

Foi uma vitória merecida da equipe dirigida por Levir Culpi, que se aproveitou dos erros do time mineiro para construir uma boa vantagem no primeiro tempo e depois administrar o resultado. O Cruzeiro voltou a mostrar uma equipe desentrosada, que não conseguiu se encontrar em momento nenhum da partida. O único fato positivo foi proporcionado pelo goleiro Fábio, que completou 700 jogos com a camisa da Raposa, uma marca histórica na vida do clube.

Na próxima rodada, o Fluminense vai enfrentar o Atlético-PR, na Arena da Baixada, no próximo domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Cruzeiro vai receber o Sport, no Mineirão.

O jogo

A partida começou muito equilibrada, com os dois times tentando se impor diante do adversário. O Cruzeiro criou o primeiro lance de perigo aos três minutos, quando Rafael Sobis tentou surpreender Diego Cavalieri e a bola passou perto da trave esquerda. A resposta tricolor foi rápida: Richarlison ganhou de Edimar e cruzou, mas Bruno Viana salvou.

O Fluminense seguiu na pressão e marcou o primeiro gol aos seis minutos. Após cobrança de escanteio, Henrique cabeceou, Fábio fez grande defesa, mas Cícero se antecipou aos zagueiros e aproveitou o rebote, empurrando a bola para as redes. O Cruzeiro tentou adiantar seus jogadores para buscar a reação, mas a bola não chegava aos atacantes e o time carioca se mostrava mais organizado.

Aos 13 minutos, Cícero lançou Richarlison em velocidade, mas o goleiro Fábio saiu com precisão e abafou a jogada. Aos 17 minutos, Edimar derrubou Jonathan no lado direito da área. A cobrança da falta encontrou o zagueiro Gum, livre na área, mas o tricolor cabeceou para fora, perdendo uma boa chance de ampliar o marcador. Aos 20 foi a vez do volante Douglas assustar Fábio com um chute de longa distância.

O Cruzeiro continuava sem conseguir se encontrar em campo. Rafael Sóbis atuava mais recuado, mas era bem marcado e não conseguia produzir boas jogadas.

Aos 25 minutos, o Fluminense ampliou a vantagem. Marcos Junior foi agarrado, dentro da área, por Bruno Viana, e a arbitragem marcou pênalti. O mesmo Marcos Junior bateu no canto direito de Fábio e marcou o segundo gol.

O Tricolor quase fez o terceiro aos 27, em jogada individual de Douglas, mas Fábio fez a defesa. O time dirigido por Levir Culpi continuava melhor em campo, com Douglas e Cícero ditando as ações e servindo frequentemente os companheiros de ataque.

O Cruzeiro só voltou a aparecer na área tricolor aos 34 minutos. Após cruzamento de Lucas, Bruno Rodrigo se antecipou aos marcadores, mas cabeceou por cima, sem perigo para o gol defendido por Diego Cavalieri.

Em outra tentativa do Cruzeiro, aos 39 minutos, Rafael Sobis cabeceou e Diego Cavalieri, por precaução, mandou a bola para escanteio. Logo depois, Allano sentiu a coxa direita e foi substituído por Rafinha. No último lance importante da etapa inicial, Willian mandou uma bomba, mas a bola encobriu o travessão.

O Cruzeiro voltou mais agressivo no segundo tempo e, antes do primeiro minuto, criou uma boa chance. Rafael Sobis e Ábila tabelaram e Sobis bateu para boa defesa de Diego Cavalieri que desviou para escanteio. Um minuto depois, Rafael Sobis bateu forte, mas a bola saiu. O Fluminense encontrava dificuldades para sair da defesa. Aos sete minutos, blitz mineira na área tricolor. Depois de muita confusão, a bola sobrou para Ábila, mas Diego Cavalieri abafou o chute do argentino.

A partida chegou a ser interrompida pela queda de pipas no gramado. O árbitro mostrou preocupação em retirar a linha para evitar problemas com os jogadores.

Depois da paralisação, a pressão mineira esfriou e o Fluminense voltou a equilibrar o jogo. Aos 19 minutos, o zagueiro Henrique completou na área e Fábio fez ótima defesa, evitando o terceiro gol. O time carioca voltou a ditar o ritmo do jogo e voltou a criar nova oportunidade aos 28 minutos, quando Dudu fez boa jogada pela direita e cruzou para a cabeçada perigosa de Gum. O atacante Maranhão levava vantagem no confronto direito com os zagueiros mineiros e criava muitas dificuldades para a equipe dirigida por Paulo Bento.

O Cruzeiro desistiu de lutar e o Fluminense poderia ter chegado ao terceiro gol aos 43 minutos em cobrança de falta bem executada por Cícero, mas Fábio voltou a fazer grande defesa, espalmando para escanteio.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 0 CRUZEIRO

Local: Estádio Edson Passos, em Mesquita (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Cartões Amarelos: Rafael Sóbis, Bruno Ramires, Rafinha, Edimar, Riascos e Bruno Viana (Cruzeiro)

Gols: Cícero, aos seis minutos e Marcos Junior aos 25 minutos do primeiro tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Jonathan (Igor Julião), Gum, Henrique e William Matheus; Douglas e Cícero: Maranhão (Edson), Marcos Júnior (Dudu) e Samuel; Richarlison. Técnico: Levir Culpi

CRUZEIRO: Fábio; Lucas (Ezequiel), Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Edimar; Henrique, Bruno Ramires, Willian e Allano (Rafinha); Rafael Sóbis e Ábila (Riascos). Técnico: Paulo Bento

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado