Menu
Torcida

“É preciso acreditar em nossos sonhos. Nunca imaginei viver da bicicleta”

Brasileiro Lauro Chaman conquista tricampeonato mundial de paraciclismo na Bélgica

Afonso Ventania

31/08/2025 17h01

lauro 2

O paulista de Araraquara, Lauro Chaman, 38 anos, conquistou neste domingo (31) o tricampeonato mundial de paraciclismo na classe C5 (atletas que utilizam bicicletas convencionais), na Bélgica. Ele foi o único representante brasileiro na categoria e falou com exclusividade para o Jornal de Brasília poucas horas depois do pódio.

Apesar da forte concorrência (algumas seleções como a França tinham três atletas) e de uma prova desgastante de 92,4km com disputa acirrada até os metros finais, Lauro assumiu a ponta na última curva e conquistou a primeira colocação com tempo de 2h11min29, pouco à frente do ucraniano Yehor Dementyev e do francês Eliott Pierre , que encerraram a prova com o mesmo tempo no cronômetro e ficaram com a prata e o bronze, respectivamente..

A competição foi marcada por várias fugas, mas uma fuga envolvendo ciclistas da Alemanha, Áustria e França, ameaçava o pelotão quando o brasileiro atacou e alcançou o grupo decisivo a 12 km da chegada e teve tempo de se recuperar e vencer o sprint.

Segundo o coordenador técnico da seleção paralímpica brasileira, o italiano Rômulo Lazzaretti, a vitória foi resultado de estratégia e frieza. “Lauro não se deixou levar pela emoção e atacou na hora certa, trazendo a decisão para o sprint, que é uma das suas especialidades”, avaliou.

Chaman, que já foi campeão mundial de pista em 2018 e vice em 2024, mira agora o Mundial de Pista, em outubro, no Rio de Janeiro. Inspirado em Ayrton Senna, ele afirma que a fé em Deus e o apoio dos brasileiros são motores de sua carreira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado