Menu
Torcida

Copa 2018: todos os olhos voltados para a Rússia

Arquivo Geral

14/06/2018 0h27

REUTERS/Fabrizio Bensch

Os olhos do mundo estarão voltados para a Rússia nos próximos 30 dias. Os maiores craques do planeta, como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, disputam 64 jogos com um único objetivo: o sonhado título da Copa do Mundo.

Longe da pompa das tradicionais cerimônias de abertura de Jogos Olímpicos, a festa desta quinta (14) em solo russo, marcada para às 11h30 (horário de Brasília) , será simples e rápida – apenas 13 minutos. Os shows musicais, de Robbie Williams e da soprano russa Aida Garufúkkina, serão apresentados por Ronaldo Fenômeno, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira.

Depois disso é bola rolando. A anfitriã Rússia enfrenta a Arábia Saudita, às 12h, pela partida inaugural da Copa do Mundo. O jogo, que acontece no estádio Lujniki, em Moscou, tem a expectativa de ser fraco tecnicamente, é válido pelo Grupo A e é decisivo para as pretensões de ambas as seleções.

Info/Baggi/JBr.

Com o Uruguai de Suarez, Cavani e Cia. sendo favorito à primeira colocação da chave, a disputa da segunda vaga promete ser acirrada. Por ser o país-sede, a Rússia terá a força e o apoio de seus torcedores. Mas o desempenho do time do técnico Stanislav Tchertchesov em campo não corresponde a uma boa expectativa para a equipe.

A última vitória da Rússia aconteceu em outubro do ano passado, contra a Coreia do Sul. Depois disso, foram sete partidas, com quatro derrotas e três empates.

“Os últimos amistosos nos mostraram algumas dificuldades, mas chegamos preparados para o Mundial. Contamos com o apoio da nossa torcida”, disse Tchertchesov.

A Rússia também tenta quebrar um tabu, pois, desde a dissolução da União Soviética, o país nunca passou da primeira fase de um Mundial. Os russos fracassaram em 1994, nos Estados Unidos), 2002 (Japão e Coreia do Sul) e 2014 (Brasil). Antes disso, os soviéticos chegaram às quartas de final em três oportunidades e ficaram em quarto lugar em 1966, na Inglaterra.

A Arábia Saudita já chega à Copa com um tabu quebrado, pois não participava de um Mundial havia 12 anos. Em suas quatro participações consecutivas, chegou às oitavas de final em 1994 e parou na fase de grupos em 1998, 2002 e 2006.

O desempenho na reta final de preparação não é tão otimista, pois os sauditas vêm de três derrotas seguidas. Neste ano, foram nove partidas disputadas, com três vitórias, um empate e cinco derrotas.

VAR
No jogo de abertura hoje, as atenções também estarão voltadas para a arbitragem, pois será o primeiro com a participação de um juiz de vídeo, popularmente conhecido como VAR, na história das Copas do Mundo. Outro detalhe chama a atenção: o brasileiro Sandro Ricci será o 4º árbitro da partida.

2026
E a Copa na Rússia começa com a definição do Mundial de 2026. A coalizão de Estados Unidos, México e Canadá derrotou o Marrocos por 134 votos x 65 e foi escolhida para sediar o torneio daqui oito anos.

Saiba Mais

A Fifa confirmou ontem que, por conta das dores no quadril, Pelé, de 77 anos, não estará em Moscou para a abertura da Copa. A entidade não sabe dizer se o ex-jogador brasileiro viajará para o restante da competição.

Se ficar no Brasil, Pelé estará afastado da competição pela primeira vez desde 1954, quando tinha 14 anos e ainda morava em Bauru, interior de São Paulo. Depois disso, ele atuou entre 1954 e 1970. A partir de 1974 sempre esteve presente como garoto-propaganda, convidado da Fifa ou comentarista da Band (1986) e Globo (1990 e 1994).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado