Menu
Torcida

Brasileirão feminino: substituta faz 2 e Real Brasília vira contra o Ceará para deixar a zona de rebaixamento

Com o triunfo o Real chega a 10 pontos, ultrapassa o Athletico Paranaense e encosta no Atlético Mineiro, que tem 12 pontos

Redação Jornal de Brasília

08/05/2023 18h14

Foto: Pedro Santana

Henrique Sucena
Jornal de Brasília/Agência de Notícias CEUB

O Real Brasília venceu o Ceará de virada por 2×1 na tarde deste domingo (7) no estádio Defelê e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão Feminino.

Com o triunfo o Real chega a 10 pontos, ultrapassa o Athletico Paranaense e encosta no Atlético Mineiro, que tem 12 pontos.

Luta contra o rebaixamento

Real e Ceará chegaram ao Defelê com o mesmo objetivo: pontuar para se afastar do descenso. A situação das Leoas do Planalto é bem mais tranquila, precisando apenas empatar para ultrapassar o Athletico Paranaense e deixar a zona de rebaixamento.

Depois de uma ótima campanha em 2022, onde ficou em quinto lugar, o Real não vem conseguindo repetir o desempenho em 2023 mas vem mostrando evolução nas últimas rodadas com a pretensão de se afastar das quatro últimas colocações.

As meninas do Vozão tem situação muito mais frágil no torneio, tendo perdido todos os seus 10 jogos até o momento e concedendo 61 gols contra apenas 3 marcados, sendo a única equipe no torneio a não ter pontuado nas dez rodadas iniciais.

Atuais campeãs da A2, a falta de investimento para a chegada na elite pesou e a passagem cearense pela primeira divisão promete ser curta.

Início pouco movimentado

O Real teve dificuldades para superar a defesa da equipe cearense, lanterna da competição. A goleira Miriam se destacou com boas defesas contribuindo para que o Vozão chegasse ao intervalo sem ser vazado.

Mesmo com o Real dominando a posse, a primeira grande chance foi dos visitantes, quando Keikei saiu mal para afastar um lançamento mas contou com um chute ruim de Elena para manter o 0x0 no placar.

A primeira grande chance das Leoas veio com Marcela Guedes, que bateu de fora e assustou a goleira adversária.

Pouco depois foi Gaby Soares que finalizou e Miriam deu rebote, mas na sobra a goleira defendeu o chute de Sassá para salvar as cearenses mais uma vez. O Real seguiu pressionando e Dani Silva teve boa oportunidade no chute cruzado que mais uma vez parou em Miriam.

Devido ao forte calor no Defelê, uma pausa para a hidratação dos atletas foi feita. Depois da parada o jogo voltou mais devagar, com o cansaço afetando as jogadoras em campo.

As donas da casa criaram mais uma boa chance após tabela pelo alto entre Gaby Soares e Ju Oliveira, que acabou batendo por cima do gol.

O Ceará também criou uma última chance na primeira etapa no contra-ataque de Tainara Quixadá, mas a goleira Keikei salvou em dois tempos.

Substituta

O segundo tempo começou com surpresa na Vila Planalto. Com apenas 7 minutos a defensora cearense Rebeca cobrou uma falta perto da linha do meio de campo e superou a goleira Keikei, que estava adiantada, para marcar um golaço.

O Real precisou subir para responder e a história do jogo mudou quando Camilla Orlando chamou a atacante Maria Dias para entrar no lugar de Ju Oliveira. As brasilienses criaram grandes chances com Karla Alves, Gaby Soares e até chegaram a marcar com Nenê, mas o assistente assinalou impedimento.
O gol de empate veio aos 23 após enfiada da capitã Isabela Melo do campo de defesa, que atravessou o campo e achou a atacante substituta dentro da área para vencer Miriam. Dez minutos depois, a lateral Carol Gomes recebe com espaço pela esquerda e cruza para Maria Dias fazer, de cabeça, seu segundo do dia. O Real ainda buscou o terceiro e quase marcou com Nenê, mas o jogo se encerrou em 2×1 para as Leoas.

Polêmica e expulsão

Com o final do jogo se aproximando, o clima esquentou e o quarto árbitro, Pedro de Oliveira, orientou que o juiz punisse o treinador do Ceará ao ouvir do banco cearense que a arbitragem estava de sacanagem com a equipe visitante. David Lopes ficou indignado com a punição e deixou sua área técnica rumo ao quarto árbitro para continuar suas reclamações.

Próximas Partidas

O Ceará agora volta para a capital cearense onde enfrenta o Avaí/Kindermann no CT Luis Campos no próximo Domingo (14) ainda buscando seus primeiros pontos na elite nacional. O Real por sua vez segue para Araraquara-SP onde enfrenta no estádio Fonte Luminosa a Ferroviária, atual vice-líder do torneio.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Feminino – 10ª rodada
Real Brasília x Ceará
07/05/2023 – Estádio Defelê – Vila Planalto-DF

Gols:
Rebeca – Ceará – 7’ 2ºT
Maria Dias – Real Brasília- 23’ 2ºT
Maria Dias – Real Brasília- 34’ 2ºT

Árbitro: Matheus de Moraes Silva
Árbitro Assistente 1: Kinberlyn Morais Ramos
Árbitro Assistente 2: David Souza Santana
Quarto Árbitro: Pedro Alves de Oliveira
Analista de Campo: Geufran Almeida de Oliveira

Real Brasília: Keikei; Natasha Rosas (Luciana), Rafa Soares, Isabela Melo, Carol Gomes; Lorena Bedoya, Sassá (Karla Alves), Gaby Soares; Jú Oliveira (Maria Dias), Dani Silva (Nene), Marcela Guedes (Lady Andrade)
Técnica: Camilla Orlando

Ceará: Miriam; Rebeca, Guaciara, Cris, Karen; Verônica (Liliane), Malu (Márcia), Ju Oliveira (Fernanda); Bárbara, Elena, Tainara Quixadá
Técnico: David Lopes

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado