Menu
Torcida

Brasil luta pela vitória contra a Costa Rica

Arquivo Geral

22/06/2018 7h00

Atualizada 21/06/2018 19h42

REUTERS/Henry Romero

Com Neymar em campo, a Seleção Brasileira busca o equilíbrio perdido na estreia para conseguir a primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia e afastar um princípio de crise. Reclamando de dores no tornozelo direito desde domingo, o jogador do Paris Saint-Germain está confirmado para o confronto com a Costa Rica, hoje, às 9h, em São Petersburgo.

Depois de apenas empatar na primeira rodada diante da Suíça (1 x 1), o técnico Tite e os jogadores tentam controlar o nervos para evitar um novo tropeço, o que poderia deixar a classificação ameaçada. Brasil e Suíça somam um ponto, enquanto a Sérvia está na liderança, com três. A Costa Rica ainda não pontuou.

A busca pelo equilíbrio é agora a prioridade do time. “Essa seleção tem condição de produzir mais e de forma equilibrada. Tivemos algumas partes que oscilaram. A ansiedade bateu forte. Apressamos demais o jogo. Foram 20 chutes, mas muitos para fora. Poderíamos ter feito o goleiro trabalhar mais”, disse Tite, sobre o desempenho do Brasil no primeiro jogo.

Um novo tropeço fará a seleção igualar a pior sequência sem vitórias em Copas desde 1978, quando o time perdeu as últimas duas em 74 e empatou duas no início do Mundial seguinte, na Argentina. Agora, o time coleciona duas derrotas no final da Copa de 2014 – o humilhante 7 x 1 para a Alemanha e a derrota por 3 x 0 para a Holanda – e um empate obtido em Rostov.

O próprio treinador admitiu que estava ansioso na estreia. “Aquele afã da estreia do Mundial passou. Eu também estava na expectativa. Vamos ter uma tranquilidade maior e faremos alguns ajustes de posicionamento”, disse Tite, que vai tentar a sua primeira vitória em Copas. Desde que assumiu o time nacional, em 2016, a seleção soma 17 vitórias, quatro empates e somente uma derrota.

Criticado pelos torcedores por individualismo, Neymar continuará com liberdade no ataque. “Do Neymar, não vou tirar a característica do transgressor no último terço (do campo). Quando estiver lá, vai dentro, finta, são as características do futebol brasileiro”, disse o treinador, que não fará nenhuma mudança na equipe para hoje.

Jornal de Brasília

Marcação
Para chegar ao caminho da vitória, os jogadores sabem que terão que rodar a bola para superar a forte marcação da Costa Rica. O adversário, que joga com uma linha de cinco defensores e outros quatro atletas formam a segunda linha, tem o mesmo estilo de atuar da Áustria, último adversário de preparação para a Copa.

Na oportunidade, a equipe encontrou dificuldade na etapa inicial, mas deslanchou no segundo tempo e venceu com sobras: 3 x 0. Já contra a Suíça, rival da estreia na Copa, que também tem a marcação o seu ponto forte, os jogadores brasileiros erraram demais as finalizações e forçaram em demasia o jogo pelo lado esquerdo, o que deixou a seleção capenga.

Em São Petersburgo, a seleção contará com o apoio da maioria dos torcedores no estádio, assim como aconteceu em Rostov. Desde quarta, quando desembarcou na cidade russa, a delegação brasileira é recebida com festa. “Tem 95 minutos para fazer o jogo decisivo, ir bem, vencer e ter a possibilidade de seguir na competição”, disse Tite.

Thiago Silva será o capitão

Thiago Silva será novamente capitão da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Ontem, o técnico Tite anunciou que o zagueiro vai usar a braçadeira no duelo de hoje, diante da Costa Rica.

Esta será a segunda vez que Thiago é capitão desde que Tite assumiu o comando da seleção. A primeira foi em 9 de junho de 2016, quando o Brasil perdeu para a Argentina (1 x 0), em amistoso na Austrália. O único revés até agora sob o comando do treinador. “Depois de um período fora das convocações, de ter retornado a um alto nível aqui dentro, foi um momento muito especial. Hoje gostaria de dar sequência ao meu trabalho, juntamente com a equipe”, afirmou o zagueiro do PSG.

REUTERS/Anton Vaganov

No Mundial de 2014, Thiago Silva foi um dos protagonistas da seleção que ficou marcada pela derrota por 7 x 1 contra a Alemanha. Capitão do time naquele torneio, ele não jogou a semifinal diante dos alemães por cartão bobo, levado nas quartas, contra a Colômbia.

Outro momento marcante de Thiago Silva na Copa do Mundo de 2014 aconteceu nas oitavas de final, diante do Chile. O zagueiro se recusou a bater uma das cobranças de pênalti, ao qual assistiu de costas e foi às lágrimas, o que gerou muitas críticas, já que o jogador era o capitão da equipe e deveria ter melhor controle emocional.

O defensor, mesmo assim, minimizou o que ficou no passado. “Fico bastante tranquilo com relação a isso. É dar o máximo para a seleção brasileira, independentemente de estar com a braçadeira ou não. A gente consegue dividir essa responsabilidade dentro de campo. Temos características diferentes, mas estamos muito bem servidos, desde que seja decidido pelo homem”, disse Thiago Silva.

No total, são 5.866 minutos jogados pela Seleção Brasileira, distribuídos em 72 partidas e mais de 100 convocações. Ainda marcou cinco gols. “A equipe está bem ciente do que vai enfrentar, um adversário de muita qualidade, que fez uma excelente Copa no Brasil. Não começou tão bem, com derrota, mas estão loucos para dar volta por cima”, finalizou Thiago Silva.

Técnico nega uma Costa Rica violenta

O técnico da Costa Rica, Óscar Ramírez, afirmou que não vai pedir para sua equipe parar Neymar com faltas hoje, a exemplo do que fez a Suíça na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

“Neymar é um jogador muito habilidoso, o craque do Brasil, e buscaram (suíços) pará-lo com faltas bruscas. Temos nossa estratégia para isso. Mas não gostaria de ver faltas bruscas nele . Acho que há formas diferentes de pará-lo e fazer trabalhar para isso amanhã (hoje)”, apontou Óscar Ramírez.

Já o capitão da seleção da Costa Rica, o meia-atacante Bryan Ruiz, acredita que sua equipe jogará para vencer o Brasil hoje, em São Petersburgo. “Acredito que tudo pode acontecer no futebol. Jogamos recentemente duas vezes contra o Brasil. Não ganhamos, mas fizemos boas partidas. Temos que manter a motivação de enfrentar o Brasil com força máxima em uma Copa do Mundo, precisamos pôr tudo nesse jogo, a parte mental será importante, pois precisamos ter a ilusão de que podemos vencer esta partida. São 11 contra 11 dentro de campo e o jogo começa com o placar em 0 x 0”, disse o jogador.

Saiba Mais

Na véspera do duelo contra a Costa Rica, pela segunda rodada da fase de grupos, a Seleção teve uma baixa e não poderá repetir a escalação da estreia, o que estava previsto por Tite. Danilo sentiu dores durante o treino de ontem, em São Petersburgo e não vai para o jogo. Fagner foi confirmado pela comissão técnica como substituto. O problema de Danilo é uma lesão muscular na região do quadril direito, confirmada após exames. Algo que o impossibilita de entrar em campo de acordo com o médico Rodrigo Lasmar. O lateral do Manchester City iniciará tratamento com fisioterapia e seguirá em observação pelo departamento médico.

Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado