Menu
Futebol

Alemanha vence a Irlanda do Norte e se classifica em primeiro

Arquivo Geral

21/06/2016 19h23

REUTERS/Charles Platiau Livepic

Atual campeã mundial, a Alemanha venceu a Irlanda do Norte, por 1 x 0, em Paris, pela terceira e decisiva rodada do grupo C da Eurocopa. O gol foi marcado por Mario Gomez. Com o triunfo, os alemães foram a sete pontos, confirmando a liderança da chave. Agora, os atuais campeões do mundo esperam um dos terceiros colocados, ainda não definido. O que já está certo é que a partida acontece no próximo domingo, em Lille. A Irlanda do Norte, por sua vez, ainda espera a definição dos outros grupos, para saber se avança como um dos melhores terceiros.

A partida começou como esperado, com a Alemanha dominando a posse de bola, enquanto os norte-irlandeses se fechavam. A primeira chance veio com Özil, que parou em McGovern, aos 10. Na sequência, o goleiro salvou chute de Mario Götze.

O objetivo da Irlanda do Norte era sair para os contra-ataques, mas a equipe de Michael O’Neill pecava no último passe, sem conseguir achar os espaços para finalizar e levar perigo ao goleiro Neuer.

Aos 22, foi novamente o time campeão mundial que chegou. Em boa tabela com Gomez, Müller arrematou cruzado, mas a bola saiu à direita do gol. A resposta veio três minutos depois, quando Ward exigiu a primeira defesa do goleiro do Bayern.

Müller teve nova chance aos 26, quando cabeceou e a pelota acertou a trave de McGovern. Aos 28, enfim, os alemães abriram o placar. Gomez recebeu na área e finalizou de primeira. A bola ainda desviou em McAuley antes de balançar as redes: 1 x 0.

Com a vantagem no marcador, a Alemanha teve ainda mais tranquilidade para tocar a bola, em busca dos espaços na defesa rival. Aos 33, em passe de Götze, Müller, mais uma vez, acertou o poste da Irlanda do Norte, dessa vez em chute de direita.

Uma nova oportunidade alemã surgiu aos 40, quando, após muitos passes, Özil encontrou Mario Gomez livre, mas o centroavante bateu fraco, facilitando o trabalho de McGovern. Sem mais chances reais, a equipe tetracampeã mundial foi para o intervalo com vantagem mínima, mas com controle total da partida.

A segunda etapa começou da mesma maneira, com o time de Joachim Löw ditando o ritmo do confronto. Aos 6, McGovern precisou agir novamente, em finalização de Götze. Segundos depois, o mesmo jogador arrematou novamente, para fora. Depois disso, o camisa 19 foi substituído por Schürrle.

Khedira, aos 12, bateu rasteiro, e McGovern fez mais uma boa defesa, salvando sua equipe. Aos poucos, o time de Michael O’Neill tentou avançar um pouco, em busca do empate, mas sem se descuidar da defesa.

Com a Alemanha em um ritmo mais lento, a partida se tornou modorrenta, com os dois times arriscando pouco, e, consequentemente, sem levar perigo aos goleiros rivais.

Sem forças para incomodar os germânicos, que tocavam a bola deixando o tempo passar, os norte-irlandeses parecem ter se contentado com a derrota por 1 x 0, já que o resultado não elimina a seleção do torneio.

Aos 36, depois de muitos minutos, a Alemanha teve nova chance e, mais uma vez, McGovern brilhou, defendendo cabeçada de Gomez. Dois minutos depois, Özil chutou de fora da área, mas a bola subiu muito.

Controlando o jogo nos minutos finais, os comandados de Löw trocaram passes e esperaram o apito final, para confirmar a vitória pelo placar mínimo e a classificação para as oitavas de final da Eurocopa.

IRLANDA DO NORTE 0 x 1 ALEMANHA

Local: Estádio Parque dos Príncipes, em Paris (França)

Árbitro: Clément Turpin (França)

Assistentes: Frédéric Cano (França) e Nicolas Danos (França)

Gol: Gomez, aos 28 minutos do primeiro tempo

IRLANDA DO NORTE: McGovern; Hughes, McAuley, Cathcart e Jonny Evans; Norwood; Corry Evans (McGinn), Davis, Ward (Magennis) e Dallas; Washington (Lafferty). Técnico: Michael O’Neill

ALEMANHA: Neuer; Kimmich, Boateng (Höwedes), Hummels e Hector; Khedira (Schweinsteiger) e Kroos; Özil, Müller e Götze (Schürrle); Gomez. Técnico: Joachim Löw

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado