Menu
Top of Mind 2023

47 anos de tradição no ramo de farmácia de manipulação

Fundada em 1976 por Rogério e Romelita Tokarski, a Farmacotécnica continua como uma empresa familiar. Atualmente, o negócio é comandado pelas filhas do casal, Rogy Tokarski e Romy Tokarski

Redação Jornal de Brasília

06/11/2023 17h04

Foto: Agência Brasil

Com 47 anos de história, a Farmacotécnica se consolidou como pioneira em seu segmento de atuação. O que faz a empresa ser a vencedora na categoria de Farmácia de Manipulação é a busca constante pela inovação e pela qualidade de seus produtos, assim como o olhar diferenciado para as causas sociais.

Fundada em 1976 por Rogério e Romelita Tokarski, a Farmacotécnica continua como uma empresa familiar. Atualmente, o negócio é comandado pelas filhas do casal, Rogy Tokarski e Romy Tokarski.

“A Farmacotécnica é uma das primeiras farmácias de manipulação do Brasil e, por essa tradição, é referência dentro do ramo. Por muitos anos fomos a única em Brasília e para sempre oferecermos os melhores farmacêuticos. Estamos na busca constante pela inovação”, destaca Rogy Tokarski.

Mantendo o costume de sair na frente quando se trata de aperfeiçoamento de serviço, a Farmacotécnica foi a primeira empresa do ramo em Brasília a contar com o misturador MAZ™. Trata-se de um equipamento cujo movimento planetário é exclusivo.

“A tecnologia exclusiva faz uma mistura que gera fórmulas mais homogêneas. Todas as substâncias críticas, incluindo hormônios, são produzidas com a tecnologia inovadora do MAZ™, garantindo mais qualidade no tratamento do cliente”, explica a farmacêutica.

Rogy Tokarski afirma que a busca por equipamentos inovadores busca atender a individualidade de cada cliente. “Nosso objetivo é que cada pessoa tome a sua medicação de forma correta. Neste sentido, produzimos os manipulados em fórmulas diferentes, seja como comprimido, pirulito, xarope ou até mesmo uma goma. Isso beneficia a aceitação ao tratamento tanto de adultos quanto de crianças”, diz.

Mas engana-se quem acredita que a Farmacotécnica se limita à produção de remédios manipulados. Há pelo menos 10 anos a empresa instituiu o programa “Destino Certo”, em que a população conta com dois postos para o descarte de resíduos de medicamentos. As coletas são realizadas em todas as lojas da empresa.

“Muitas pessoas não sabem, mas há um jeito correto para se fazer o descarte de medicamentos. Não é apenas jogá-lo no lixo, no vaso ou na própria pia. São produtos químicos e, portanto, causam impacto ambiental, sobretudo se essas substâncias entrarem em contato com recursos hídricos”, explica Rogy Tokarski.

A farmacêutica destaca que esse é um dos compromissos ambientais e sociais da Farmacotécnica. Outro programa desenvolvido pela empresa é o “Projeto Preservar”, que coloca crianças da Escola Classe Ipê em contato com ervas e plantas com poderes medicinais.

“Nosso objetivo é proporcionar a busca pelo conhecimento milenar sobre o uso e a importância dessas plantas, tanto para tratamentos simples quanto para conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Por exemplo, queremos mostrar que é possível tratar aquela insônia leve com um chá de camomila. Nem sempre é necessário que se faça uso de uma medicação manipulada”, afirma.

O projeto existe desde 2001 e é realizado na Chácara da Farmacotécnica, localizada em Vargem Bonita, no Park Way. O local conta com mais de 40 espécies de ervas e plantas medicinais, entre elas a camomila, a cúrcuma, o capim santo, a stevia, a espinheira santa e a hortelã. A 20ª edição do programa aconteceu em setembro deste ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado