Menu
Saúde

Crianças são menos afetadas pela covid-19; entenda o motivo

Apesar de serem menos afetadas, crianças tem o mesmo potencial de contaminação de um adulto

Redação Jornal de Brasília

19/05/2020 11h26

Baby feet walking on a dark wood floor. Rolled up jeans. See my portfolio for same image in black and white.

Além de afetar de forma mais severa pessoas de idade avançada, relatórios amplamente divulgados afirmam que a Covid-19 se manifesta de forma mais branda em bebês e crianças. Um estudo realizado com 2.135 crianças com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus atestou que 728 estavam, de fato, infectadas. 

Do total de casos, 94 (4,4%) não apresentaram sintomas, 1.088 (51%) apresentaram sintomas leves, 826 (38,7%) tiveram quadro clínico moderado. O estudo foi realizado por pesquisadores chineses entre 16 de janeiro e 8 de fevereiro.

A pediatra Isadora Rossi explica que o motivo da aparente resistência dos pequenos pode estar relacionada com a enzima (ACE2) nas células pulmonares. As partículas funcionam como receptoras da Sars-CoV-2. Os bebês e as crianças, por não estarem com o pulmão plenamente desenvolvido, apresentam uma taxa menor dessas enzimas.  No entanto, apesar de serem menos afetadas, as crianças tem o mesmo potencial de contaminar terceiros que um adulto, já que a carga viral é a mesma, independente dos sintomas apresentados. 

Os profissionais recomendam o uso de máscaras para as crianças a partir dos 2 anos de idade, devido ao risco de sufocamento e à capacidade da criança de lidar com o equipamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado