Menu
Saúde

Aumentam as cirurgias plásticas em maiores de 60 anos

Arquivo Geral

13/10/2016 11h01

Divulgação

Já é rotina encontrar pacientes idosos nos consultórios estéticos, como atestam os médicos. O maior interesse de homens e mulheres acima dos 60 anos são em tratamentos que diminuam os sinais do envelhecimento. Atualmente, 23,5 milhões dos brasileiros têm mais de 60 anos, cerca de 11% da população, de acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E a previsão é que este número não pare de crescer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2050 o número de pessoas acima de 60 anos ultrapassará os 66 milhões no Brasil – o que equivalerá 30% da população.

A cirurgiã plástica Ivanoska Filgueira conta que os procedimentos mais procurados pelas mulheres na terceira idade são lifting facial, peeling, tratamentos com lasers para rejuvenescer a pele, redução e levantamento de seios; e abdominoplastia, que corrige a flacidez na barriga. Os procedimentos mais procurados por homens acima dos 60 anos são correções nas áreas dos olhos e pálpebras.

O tipo de procedimento realizado é diferente quando comparado a pacientes jovens. “Enquanto os mais novos buscam retirada de gorduras com a lipoaspiração, por exemplo, os idosos focam em cirurgias que melhoram a flacidez da pele, efeito comum após a passagem do tempo”, aponta a profissional.

A estética é considerada um impulso para qualidade de vida e melhora da confiança pessoal. “Ao se ver no espelho, a pessoa vê alguém mais bonita, jovem. Eleva a autoestima, é uma sensação de confiança, de ficar confortável com o próprio corpo”, afirma Ivanoska.

É o caso da professora, Heloísa Valadão que buscou na cirurgia plástica uma forma de envelhecer mais realizada. “Quando você começa a envelhecer e está sozinha a questão da sua aparência pesa muito. A cirurgia me fez ter mais ânimo com a vida, fez eu me sentir mais bonita e atraente”, considera. Aos 70 anos, Heloísa fez nove cirurgias plásticas.

Assim como Heloísa, o público da terceira idade que procura por cirurgias plásticas manteve cuidado com o corpo durante a vida inteira. “Não será apenas a cirurgia plástica que vai te deixar maravilhosa. É preciso manter o corpo, ter uma prática de exercícios físicos”, afirma Heloísa, que sempre praticou atividades físicas e aliou a dança com a natação.

É importante ressaltar que antes de qualquer procedimento cirúrgico é necessário realizar exames para identificar se o paciente possui problemas de saúde que possam implicar na realização da cirurgia. Essa bateria de exames é solicitada para todas as faixas etárias, mas a terceira idade requer maior cuidado devido às doenças crônicas comuns nesta etapa da vida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado