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Reputação, Compliance e Leis Anticorrupção

Compliance e responsabilização

Arquivo Geral

27/08/2018 22h27

Atualizada 31/10/2018 21h24

A pesquisa “Panorama sobre Compliance nas Organizações: contexto, conceito, estratégias e práticas comunicacionais”, realizada pela Aberje e que mostrou um panorama do compliance nas empresas, elencou o que os entrevistados apontaram como as responsabilidades da área.

87% acreditam ser a criação de políticas de compliance, 84% o levantamento de desvios a estas políticas, 78% a vigilância de questões éticas, 76% o estímulo interno, 73% a comunicação de parâmetros e 71% o desenvolvimento de procedimentos e a implantação de novos regulamentos.

Olhando com mais profundidade estes números, é possível perceber que as pessoas estão mais preocupadas com vigilância e investigação do que com estímulo e desenvolvimento das políticas de compliance. A mostra é um reflexo da desconfiança que paira dentro das instituições, com relação à adoção de padrões éticos e morais elevados.

Ainda existe um receio em torno da efetiva aplicação das punições internas, para os desvios de conduta. Mas já ocorreram casos de companhias europeias que se anteciparam autodenunciando para órgãos reguladores, na expectativa de terem a pena diminuída. Sabemos que este é um longo caminho na reforma das instituições. Mas é sem volta.

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