A Funarte comemora os 30 anos do Projeto Pixinguinha com uma série de shows itinerantes com artistas veteranos ou pouco conhecidos da MPB. Sábado e domingo, o Teatro Plínio Marcos servirá de palco para a voz da cantora Cida Moreira e a versatilidade do grupo sulista Arthur de Faria & Seu Conjunto.
Arthur de Faria canta, toca violão e compõe as músicas. Ele se apresenta com uma banda formada por seis virtuoses: Adolfo Almeida Jr. (primeiro-fagote), Diego Silveira (percussão), Julio Rizzo (trombone), Sérgio Karam (saxofone), Marcão Acosta (guitarra) e Clovis Boca Freire (baixo).
A banda lançou quatro álbuns. O mais recente, de 2005, é Música pra Bater Pezinho, trabalho apresentado ao público brasiliense uma vez, na Feira da Música Independente (FMI), em abril. O grupo possui um som que mistura música folclórica do Uruguai e Argentina com influências brasileiras. A banda excursionou por países da Europa e participou de festivais internacionais, como o Mercat de Musica Viva de Vic (Espanha) e Jazz y Otras Musicas (Argentina).
A outra artista convidada é Cida Moreira. É a sexta vez que ela participa do projeto. “Considero a iniciativa muito importante porque as pessoas podem conhecer artistas novos”, declara a cantora. “Além disso, o projeto viabiliza que os músicos viagem para outros lugares, o que ajuda na divulgação”.
Além de cantora, a paulistana Cida Moreira é atriz e pianista. A artista tem seis álbuns gravados, que vão da MPB ao jazz. Cida planeja o lançamento do próximo CD para março do ano que vem. “O nome do disco é Angenor, que é o verdadeiro nome do (sambista) Cartola. É uma homenagem que fiz para ele com 16 canções”, adianta.
Depois das apresentações em Brasília, a caravana segue viagem para Rio Branco, Belém, Cuiabá e Rio de Janeiro. Até fevereiro a Funarte lançará mais seis shows com outros artistas. Integraram o Projeto Pixinguinha deste ano os artistas Moska, Eduardo Neves, Geraldo Azevedo e Zé Renato. A próxima caravana será formada por Seu Luiz Paixão e Mônica Salmaso, com apresentações em Brasília em janeiro.
Memória
O Projeto Pixinguinha foi criado na década de 1970 pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho. Foi baseado em outra iniciativa cultural, o Seis-e-Meia. A idéia fez com que duplas como João Bosco e Clementina de Jesus, Ivan Lins e Nana Caymmi, Simone e Suely Costa, Paulinho da Viola e Canhoto da Paraíba viajassem pelo Brasil espalhando e divulgando a música nacional.
A iniciativa foi cancelada nos anos 90 e a Funarte a retomou em 2004, agora com o apoio da Petrobrás. O Projeto Pixinguinha foi responsável pelo lançamento nacional de artistas atualmente consagrados no cenário musical, como Adriana Calcanhotto, Djavan, Zeca Pagodinho, Zé Ramalho, Zizi Possi e outros talentos.
Projeto Pixinguinha – Com shows de Cida Moreira e Arthur de Faria & Seu Conjunto. Sábado e domingo, às 21h, no Teatro Funarte Plínio Marcos (Setor de Divulgação Cultural, atrás da Torre de TV, Eixo Monumental). Ingressos a R$ 5 (inteira) e R$ 2 (meia, para idosos e estudantes), à venda na bilheteria do teatro. Informações: 3322-2077.