Menu
Promoções

Portal clicabrasilia e revista Senhor F lançam a Terceira Onda do rock candango

Arquivo Geral

01/09/2006 0h00

Chamar Brasília de "cidade do rock" é clichê desde o estouro de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, nos anos 80. O sentido dessa expressão foi se esvaziando ao longo do tempo, no entanto, por a capital não mais revelar bandas de grande expressão. Claro que houve exceções – como os Raimundos –, mas é fato que o mercado se esvaziou. Ainda assim, há quem pense que o rock de Brasília ainda pulsa.

Para ilustrar este fato, o jornalista e agitador cultural Fernando Rosa, que edita a revista eletrônica Senhor F, lança nesta sexta-feira – em parceria com o portal clicabrasilia –, na sala Martins Penna do Teatro Nacional, o CD A Terceira Onda – O Novo Rock de Brasília. O disco é uma coletânea com 19 promissoras bandas da cidade. Cinco delas se apresentam no evento desta sexta-feira – que começa à 20h e tem entrada franca – e as outras o fazem em três shows que serão realizados no mesmo local: sábado, no mesmo horário; domingo, às 19h; e quarta-feira, às 20h. Todas as canções do CD podem ser baixadas no www.clicabrasilia.com.br. A capa e o encarte também estão disponíveis.

O disco nasceu de um projeto maior, o Senhor F nas Escolas, que está na segunda edição e já confirmou a terceira para o ano que vem. Por intermédio dele, Fernando Rosa leva bandas da cidade para tocar em diversas escolas públicas do Plano Piloto e de cidades do Entorno. “Não são só os shows: também tentamos passar para os estudantes um pouco de cultura musical, falando da história e da evolução do rock”, afirma Fernando. “E queremos também mostrar as bandas para essa molecada – porque a maioria dos shows está em um contexto de bares e casas noturnas, lugares caros e que não permitem a entrada de menores de idade. Por isso estamos formando público, levando a música até ele”, explica.

O jornalista fala ainda da importância de um show em uma escola. “Tem um efeito que as pessoas não imaginam: se dois ou três alunos que viram a apresentação resolverem montar uma banda, acho que a missão está cumprida. Mas eu sei que mais gente monta”, afirma.

Todas as bandas da coletânea estão fazendo uma turnê por escolas do DF. Para ver quais escolas estão na programação, é só entrar no portal Clica Brasília. Além de baixar as músicas, no site o internauta ainda pode escutá-las em uma rádio on-line.

Fernando Rosa resolveu chamar o disco de A Terceira Onda porque entende que a atual geração musical sucede a turma dos anos 80, liderada pela Legião Urbana, dos 90, com Raimundos e companhia. “Claro que não estamos comparando nada – mesmo porque a cena de 80 tinha um nível de qualidade e de resposta ainda insuperável. Renato Russo penetrou na alma jovem de maneira absurda”, afirma o Senhor F. Para ele, os momentos são diferentes, mas ainda assim as bandas de hoje podem entrar no mercado nacional. “Eu vejo bandas importantes, com potencial para crescer. A música brasiliense continua autêntica e autoral. As bandas têm personalidade e buscam uma identificação com as pessoas”, argumenta.

As bandas que compõem a coletânea foram escolhidas segundo critérios que Fernando Rosa já utiliza quando programa as notórias Noites do Senhor F ou para escrever matérias em sua revista eletrônica. São bandas de rock, às vezes puxando um pouco para o pop e o eletrônico, e com influência de bandas dos anos 60 e 80. Há artistas que têm um conteúdo político, como o 10zer04 – e há quem faça música mais existencial, como Beto Só. A lista também reúne bandas já reconhecidas em Brasília e no Brasil, como Móveis Coloniais de Acaju, Phonopop, Prot(o) e Sapatos Bicolores, e jovens promessas, como Lucy and the Popsonics e Mentes Póstumas. "Em Brasília há muitas bandas boas. É só dar uma passada nos shows para ver. Só que ninguém sabe. Precisava alguém que mostrasse isso", comenta Fernanda, do Lucy and the Popsonics, que se apresenta domingo.

Veja o hotsite especial e baixe todas as músicas!

Programação

Sexta-feira, às 20h
Prot(o)
Phonopop
Beto Só
Disco Alto
Suíte Super Luxo

Sábado, às 20h
Sapatos Bicolores
Capotones
Virgem Again
Marcelo Mendes e os Bacanas
Postal Blue

Domingo, às 19h
Bois de Gerião
10Zero4
Mentes Póstumas
Lucy and the Popsonics

Quarta-feira, às 20h
Gramofocas
Super Stereo Surf
Superquadra
Watson

Serviço
A Terceira Onda – O Novo Rock de Brasília. Shows de lançamento da coletânea: sexta-feira, às 20h; sábado, às 20h; domingo, às 19h; e quarta-feira, às 20h. Na Sala Martins Penna do Teatro Nacional. Entrada franca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado