O preconceito aliado ao medo de não ter nível para competir com a intelectualidade de Jean são o combustível dos adversários para que ele deixe o Big Brother Brasil 5. Pela segunda vez, o professor baiano foi para o paredão, com cinco dos seis votos que obteve na semana passada (menos o de Juliana, eliminada pelo público). O “anjo” Marcos – que imunizou Giulliano por ter entrado de gaiato na conversa do goleiro ou para não ser votado por ele e seu grupo – foi escolhido pelo líder Sammy.
A primeira panelinha do BBB5 começou a mostrar a que veio. Batizados de “tropa de choque”, Alan, Rogério, Paulo André e Giulliano também poderiam ser chamados de “pit brothers”. Além de ficarem boa parte de seu tempo inchando os músculos na academia, passam horas juntinhos na banheira de hidromassagem do programa, a hidrospa, pensando em como expulsar Pink, Jean e Marcos. Marielza também era alvo, mas saiu no sábado, após passar mal. Palavras como “paredão”, “líder”, “anjo” e “Jean” estão o tempo todo na boca do grupo.
Na primeira semana, o quarteto se deu mal: indicou o baiano Jean, que inverteu o jogo, ficando na casa e se tornando o participante mais popular. Nesta semana, no entanto, a tropa venceu sua primeira batalha: conseguiu a simpatia do líder Sammy, que mandou Marcos para o paredão e ainda jogou Jean novamente aos leões. Ou seja, de uma maneira ou de outra, sai um desafeto do quarteto.
Tática O método escolhido pelos rapazes agrada à modelo e fisioterapeuta Cláudia Loureiro, namorada de Rogério. “A tática está certa, porque o Jean pode manipular as meninas contra o Rogério.” Mesmo assim, faz uma ressalva: “Se o Sammy fosse inteligente, votaria no Rogério. Ele vai fazer tudo para levar o prêmio.”
Para a irmã de Sammy, Stephany Ueda, ele deveria mesmo ter votado no médico. Segundo ela, assim que puder, Rogério vai mandá-lo ao paredão. “Não recomendamos nenhum comportamento. Ele tem sido autêntico e cativou as pessoas”.
Parentes dos “pit brothers”, por outro lado, parecem tê-los enchido de recomendações – que, pelo jeito, foram esquecidas assim que eles entraram na casa. Conceição, mãe de Paulo, aconselhou o filho a ser amigo de todos. “Fiquei chateada. E eles mostram Paulo como se fosse o líder”, diz. Andrezza, a irmã de Alan, não quis analisar sua tática para não prejudicá-lo. Mas indicou a comunidade criada para ele no orkut (rede de relacionamentos na internet), onde parentes e amigos comentam o jogo. Lá, a dica mais recorrente é para Alan se afastar de Giulliano e de Rogério “porque eles só sabem falar de quem vai ser o próximo detonado e o público não gosta”.
Mudança Provavelmente, alguns big brothers tiveram de mudar seu voto na última hora. Um dia antes da votação para o paredão, a dona de casa Marielza – que tinha grande chance de ir para a berlinda – sofreu um derrame e teve de ser afastada da gincana. Foi a primeira vez que um concorrente do BBB foi substituído. Em seu lugar, entrou a auxiliar de vendas Aline, 19 anos. Carioca, casada e com um filho, Aline entrou na casa só após a votação para indicar quem seria mandado ao paredão, no domingo à noite.
Jean e Marcos foram escolhidos. Os dois estavam na lista negra da “tropa de choque”. Após o anjo Marcos imunizar Giulliano, o neutro Sammy o escolheu. Jean teve cinco votos. Além dos “pit brothers”, Tatiana o indicou.
Popularidade Se depender dos internautas, Jean permanecerá no programa. No site oficial do BBB5, o professor baiano aparece em primeiro lugar em popularidade, com mais de 130 mil votos e cinco estrelas. Marcos está em sexto com 49 mil votos. Na enquete do Terra, Jean tem a menor rejeição com 49% das intenções de eliminação, contra 59% de Marcos.