Doida? Mais que isso. Uma das personagens mais perturbadas de Senhora do Destino, Nazaré (Renata Sorrah) em breve vai ganhar temporada numa clínica psiquiátrica. Dessa vez, quem tomará a iniciativa é Isabel (Carolina Dieckmann), que já tem motivos de sobra para enxergar a loucura de sua “mãe adotiva”.
Depois de presenciar vários surtos de Nazareth – Renata Sorrah está impagável nesse papel –, Isabel vai tratar de encaminhá-la a um tratamento intensivo. Tudo começa nesses dias, quando Nazaré, chegando de Minas Gerais, vê que Cláudia (Leandra Leal) está ocupando seu quarto.
Adivinhe o que ela faz? Pega a velha companhia de maldades – a tesoura, é claro – e vai para o quarto atacar a enteada, que está dormindo. Senta-se ao lado da cama e fica só na tocaia. Cláudia desperta, dá de cara com a megera e, não bastasse o susto, quase é perfurada.
Isabel ouve os gritos da “irmã” e vê Nazaré com a tesoura na mão, gritando imediatamente para que ela pare com isso. Nazaré atende, mas, a essa altura, Isabel já estará abalada o suficiente para concluir que isso é caso de internação. E o que não faltará é oportunidade para ela ver que Nazaré é, decidamente, uma pessoa desequilibrada.
O segundo surto da vilã terá outras testemunhas. A amiga Shirley (Malu Valle) será uma delas. “Shirley vê Nazaré quebrando uma garrafa e ameaçando as pessoas num bar”, antecipa Malu. “Será um grande surto. Ainda não gravamos a cena e sei que será complicada”. Nazaré vai ameaçar o dono do bar, onde bebe cerveja com Shirley, perto de sua casa, no Bairro Peixoto. Depois, ela quebra uma garrafa e ameaça cortar os pulsos e o pescoço. Jacques (Flávio Migliaccio) fica assustado com a cena e decide chamar a polícia.
Isabel liga para o hospital e pede que internem sua mãe num manicômio. Mas antes de ser levada, a megera ainda dá de cara com Maria do Carmo (Susana Vieira), que sai da Baixada para ir atrás da filha. Shirley, com o coração partido pela situação da amiga, vai apoiar Isabel. “Acho que Shirley tem uma postura humana de não julgá-la”, analisa Malu. “Ela gosta da Nazaré, mas sabe do que ela é capaz”.
reaproximaçãoTamanho sofrimento terá seu outro lado: Isabel vai se aproximar, novamente, de Maria do Carmo. Ela aparece de surpresa no casamento de Maria Eduarda (Débora Falabella) – mas ainda não aceita conversar com Maria do Carmo na cerimônia e marca um novo encontro com a verdadeira mãe. Edgard (Dan Stulbach) aproveita a presença de Isabel para dizer que a ama muito.
Josivaldo (José de Abreu) também tenta se aproximar da filha. Na igreja, ele diz para Isabel que Maria do Carmo está muito feliz por ela finalmente ter decidido parar de se esconder e voltar para o Rio.
Uns casam, outros morrem. Por estes dias, um funeral também marcará presença na novela: o de Cigano (Ronnie Marruda), que será assassinado no capítulo de hoje depois de discutir com Viviane (Letícia Spiller). Ele vai aparecer morto no gabinete de Reginaldo (Eduardo Moscovis), e Viviane vai assumir a culpa, dizendo ter agido em legítima defesa.