O IX Festival Internacional da Novadança, que começa dia 15 de fevereiro, traz duas novidades na programação: uma mostra de filmes que usa a linguagem da videodança e uma semana de eventos dedicada exclusivamente às crianças.
O coordenador do festival, o dançarino e coreógrafo Giovane Aguiar, afirmou ontem, em entrevista coletiva na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional, que a mostra de filmes batizada como Dançando para a Câmera será dividida em duas partes: a primeira é a exibição de filmes já prontos e inscritos no festival; a segunda se propõe a selecionar dois projetos que serão premiados em dinheiro. “Nosso objetivo é incentivar a produção de filmes nacionais da videodança”, explicou Giovane Aguiar.
A programação para as crianças se chamará Toda Criança Dança e ocorrerá entre os dias 15 e 18 de fevereiro, no Teatro da Caixa. Lá, as crianças poderão ver uma exposição de fotos e figurinos, conhecer os bastidores do teatro com uma visita guiada e assistir a espetáculos voltados exclusivamente ao público infantil. “Além do Teatro da Caixa, o IX Festival Internacional da Novadança ocupará mais dois espaços em Brasília: a Sala Martins Penna do Teatro Nacional e o Teatro Garagem do Sesc”, informou Giovane Aguiar.
A previsão de público para este ano é de 15 mil pessoas, que poderão assistir a 18 espetáculos e participar de debates, workshops e demais atividades paralelas. Entre as estrelas deste ano está a coreógrafa japonesa Hisako Horikawa.