Meus amigos, não sei se vocês leram nos jornais desta semana, mas vejam que notícia boa: “Renomado cientista do Reino Unido descobriu que burrice é doença genética e que deveria ser tratada”. O tal cientista James Watson um dos biólogos que participou do descobrimento da estrutura do DNA afirma: a baixa inteligência tem cura sim. Poderá ser tratada.
Fiquei feliz com a notícia e logo comecei a elaborar uma lista daqueles que eu apontaria ao dr. Watson. Gente por exemplo sem imaginação, aqueles outros que não perceberam ainda que o mundo mudou e que para comandar hoje é necessário não somente a legitimidade, mas principalmente e antes de qualquer coisa a capacidade de ser um líder é ter apoio de sua equipe.
Era como nos seus contos em que meu avô ilustrava o que tento dizer. Certa vez, contava que ia, com o seu ajudante, em uma carroça, cheia de temperos num daqueles íngremes caminhos das montanhas quando se deparou com uma ladeira. Imediatamente desceu da carroça e penosamente encarou a rampa a pé. O seu ajudante subiu com a carroça puxada pelo burro até o topo do caminho. Foi quando o ajudante que não tinha entendido nada, questionou o seu procedimento. Meu avô respondeu: “Tenho medo de que o burro apresente na corte celestial uma queixa por eu não ter tido pena dele e obrigá-lo a me transportar ladeira acima”. O ajudante o questionou: “E daí? Acaso o senhor não teria argumentos para justificar perante o Criador, que afinal das contas, a causa existencial de um burro é o transporte de cargas e pessoas?”
Ele olhou firme para o seu ajudante e disparou: “Não tenho dúvidas que meus argumentos seriam muito claros. Mas prefiro assim. Mesmo que tenha que subir a ladeira a pé de novo dezenas de vezes, não vou correr o risco de me envolver pela eternidade num litígio com um burro!”.
Penso que ele tinha razão. É melhor calar a boca que se envolver em polêmicas inúteis. Brigar por coisas não fundamentais é burrice… quem sabe vai poder ser tratado. Siga o conselho do meu velho avô. Se faça de surdo, se faça de bobo, vai dormir sozinho. No dia seguinte com certeza poderemos saborear melhor a vida. Adoce a vida do seu colega de trabalho, sua mãe, da sua filha, da sua namorada. Burrice é brigar à toa. Burrice é se envolver em litígios. Faça isto pelo menos até que seja comercializado o tratamento do dr. Watson contra a burrice. Lembre-se do lema que usamos no restaurante: o freguês sempre tem razão!.
A tempo: cientistas de todo o mundo rebateram as afirmações de Watson conhecidamente um cientista polêmico. Continuo a achar porém que o dever dos geneticistas seria descobrir a cura da burrice, antes de mais nada. Acabariam as guerras e todos seríamos mais felizes.