Dublado ou na versão original, A Era do Gelo cai bem para este domingo – tanto mais que se trata de atração para ser degustada em casa, com ou sem platéia, no maior conforto e em horário que normalmente é marcado por mediocridade nas televisões abertas. Claro, a opção só poderia vir de um canal por assinatura – e o petisco está disponível no Telecine.
Quem quiser acompanhar de perto deve estar antenado a partir de 19h, que é quando será exibido o making of do filme. A seguir, vem a aventura protagonizada pelo mamute mal-humorado, a preguiça folgazona e o tigre dente-de-sabre astuto que, na maioria das vezes, ajuda a turma a livrar-se de confusões incontornáveis.
A história, que tem um começo surpreendente e hilário, se passa na Era Glacial. A preguiça, o tigre e o mamute, animais de personalidades bastante diferentes, acabam se unindo pelo objetivo comum: entregar um bebê humano até seu grupo. Para tanto, será preciso empreender uma longa e cansativa jornada rumo ao norte, numa das regiões mais geladas do globo.
O que se passa nesse caminho é fantástico, já que nem todos ali têm o mesmo objetivo e o percurso, portanto, revela oportunidades em que vai sobrar atrito para cada um. Eis aí um tratado de solidariedade que faz refletir sobre o caráter dos animais irracionais – algumas vezes mais liso que o dos homens.
Megaprodução cuja bilheteria mundial ultrapassou a casa dos US$ 373 milhões, A Era do Gelo tem um dedo brasileiro: Carlos Saldanha, que divide a direção dom Chris Wedge. Entrar nessa gelada é um programa legal para o domingo.