A primeira grande noite de música popular no cronograma de shows do 27º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília reúne, hoje, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, a linha de frente dos professores convidados para o curso. A partir das 19h30, revezam-se na programação do Palco Popular nomes de peso da música brasileira e internacional como a cantora carioca Leny Andrade, o tecladista australiano Sean Mackenzie, o baterista gaúcho Kiko Freitas, o saxofonista Sérgio Galvão, os baixistas Adriano Giffoni e Jeff Andrews, e os guitarristas Nelson Faria, Lula Galvão e Genil Castro.
O curso, em si, segundo o guitarrista e violonista mineiro Nelson Faria, não tem muitas novidades, mas permite um intercâmbio musical de muito valor. “O mais interessante é que existe a oportunidade de tocar em concertos com pessoas com quem nunca havia tocado, e trocar informações com outros instrumentistas de todas as partes do mundo”, analisa o músico, que já acompanhou gigantes da MPB como Paulo Moura, Wagner Tiso, Tim Maia, Edu Lobo e Milton Nascimento.
Ultimamente, o guitarrista divide seu tempo entre sua banda, Nosso Trio (com o baterista Kiko Freitas e o baixista Ney Conceição), e o conjunto de João Bosco, do qual é escudeiro fiel há seis anos. Faria assinou produção musical e arranjos do mais recente álbum de Bosco, Malabaristas do Sinal Vermelho, e parte, em fevereiro, para a turnê européia do compositor. Em seguida, no mês de maio, volta para lançar o primeiro álbum do Nosso Trio.
Segundo Faria, o megashow de hoje não tem repertório definido. Só é possível adiantar que será um grande intercâmbio de gêneros: a guitarra de Faria contracena com o baixo do norte-americano Jeff Andrews, e a voz suingada de Leny Andrade figura com o piano de Sean Mackenzie. “É um grande encontro. Cada um traz um tema diferente e, com certeza, daí sairá muita coisa inusitada”, assegura o músico.
O baixista Adriano Giffoni, hoje integrante da banda de Edu Lobo (e ex-Maria Bethânia, Gal Costa e Leila Pinheiro), aproveita a temporada de verão em Brasília para anunciar seus novos projetos. No dia 9 do próximo mês, ele parte para Portugal, onde faz show ao lado de Edu Lobo. Ainda neste semestre, o intelectual do baixo elétrico lança livro didático sobre o instrumento. “Estou num momento muito bom da minha carreira, pois já consegui emplacar dois trabalhos meus em universidades dos Estados Unidos”, comenta. Sobre o espetáculo Palco Popular, do qual participa hoje, ele resume: “A gente está feliz de se encontrar no palco e aproveita par se divertir. Quem acaba ganhando com isso são os alunos (do Curso de Verão) e o público”.
ERUDITO A música erudita também tem lugar, hoje, na programação do 27º Curso de Verão. Às 13h, os instrumentistas Aida Kellen, Valdenora Pereira, André Vidal, Marlon Maia, Lúcia Barrenechea e Vitor Duarte apresentam o concerto Brahms – Canções de Amor, no Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música (602 Sul). Às 18h, será a vez do recital de lançamento do CD Sonatas para Violino de Leclair, de Luiz Otávio Santos e Ricardo Rodriguez, com acompanhamento do cravista Alessandro Santoro.
Formada pela búlgara Evguenia Popova e o russo Sergei Dukachev, a dupla européia de violino e piano apresenta, no mesmo teatro, recital com obras de grandes compositores barrocos, às 19h30. Mais tarde, a partir das 21h, a cantora lírica Malú Mestrinho presta homenagem a Waldemar Henrique, em concerto na Martins Penna.
serviço
Palco Popular – Show com professores do 27º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Hoje, às 19h30, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Entrada franca.