Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Embora CBF, Clube dos 13, federações e os mais diversos times façam o tipo, hoje é a Rede Globo quem verdadeiramente manda no futebol brasileiro. Todos disfarçam muito bem, mas é ela quem faz o preço, dirige diretamente as tabelas dos jogos, marca os seus dias e horários, enfim, organiza a coisa toda de acordo com as conveniências da sua programação. Embora, e isto já ficou comprovado, muitas vezes o seu modus operandi contribua para o desinteresse do público e o quase completo esvaziamento dos estádios. Na verdade, a TV Globo, por meio do seu diretor de esportes, Marcelo Campos Pinto, e os times chegaram à conclusão de que encher os campos de futebol é uma grande bobagem. Coisa do século passado. Hoje, o que conta são as transmissões diretas, as vendas das placas de publicidade e, principalmente, o pay-per-view. Como a maioria dos times está com o pires na mão, não resta outra saída senão aceitar o que a televisão oferece e ponto final. Alguns chegam até a fazer um joguinho de cena, mas tudo acaba como a TV Globo determina. Segundo consta, o contrato para a distribuição das cotas do campeonato do ano que vem está sendo discutido desde abril e ainda existem insatisfeitos. Ontem, por exemplo, os inconformados Marcelo Portugal Gouveia e Marcio Braga, presidentes do São Paulo e Flamengo, tiveramreunião agendada com Campos Pinto na TV Globo – Rio de Janeiro para discutir a questão. Os dois devem ter sido recebidos com muita simpatia, tomaram um bom cafezinho e sairam impressionados com a grandeza do Projac, só que nada será alterado na ordem das coisas. A Globo é a dona da bola.