Menu
Política & Poder

Porta-voz: ‘Em qual cidade nosso presidente chega e não é ovacionado?’

Rêgo Barros disse também que Bolsonaro afirmou que os nordestinos representam a força do povo brasileiro

Redação Jornal de Brasília

22/07/2019 20h40

O general, Otávio Santana do Rêgo Barros, porta-voz do presidente, Jair Bolsonaro, fala com jornalistas no Palácio do planalto

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou nesta segunda-feira que o presidente Jair Bolsonaro será bem recebido pela população de Vitória da Conquista, na Bahia, onde inaugurará nesta terça o aeroporto Glauber Rocha. De acordo com ele, o governo não identificou potenciais protestos contra o presidente.

Rêgo Barros disse também que Bolsonaro afirmou que os nordestinos representam a força do povo brasileiro, “que superam adversidade de toda ordem, sendo exemplo de gente resiliente e trabalhadora”. 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta segunda-feira, 22, que não irá mais participar da inauguração. Ele gravou um vídeo nas redes sociais para dizer que o evento se transformou em uma “convenção político-partidária” e que não está de acordo com isso. 

Segundo o porta-voz, Bolsonaro destacou que é importante inaugurar uma obra como esta, que irá gerar um estímulo ao turismo e à economia local. Sobre eventuais críticas ao presidente ou até mesmo protestos, Rêgo Barros disse que Bolsonaro é “ovacionado” em todo lugar.

“Em qual cidade nosso presidente chega e não é ovacionado? Em todas. E não seria diferente na cidade onde temos apreço pelo prefeito e pelo povo”, disse.

Na semana passada, Bolsonaro chamou a região Nordeste de “paraíba” e disse que o governo federal não devia ter “nada” para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). No fim de semana, porém, o presidente amenizou a situação ao dizer que a região é sua terra e que ele pode andar por qualquer lugar do território brasileiro.

Porta-voz: Presidente está confiante em solução a caminhoneiros

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou nesta segunda-feira que o presidente Jair Bolsonaro está acompanhando de perto a situação dos caminhoneiros, que estão insatisfeitos com novas condições anunciadas pelo governo na semana passada para o frete de cargas.

“Em conversa com o presidente, ele me disse que desde domingo vem acompanhando de perto os fatos referentes a essa possibilidade e sendo informado pelos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. Ele está bastante confiante de que haverá um avanço a fim de chegarmos a um bom porto na quarta-feira”, disse.

Rêgo Barros afirmou que Bolsonaro “tem apreço especial por essa classe que é importante para a economia”, disse. 

Nesta segunda pela manhã, Tarcísio suspendeu a tabela de preços mínimos do frete rodoviário em decisão cautelar (provisória). Oficialmente, ele pediu à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que delibere sobre sua decisão. O novo tabelamento revoltou os caminhoneiros, que ameaçaram fazer novas paralisações.

Na semana passada, alguns grupos de caminhoneiros ameaçaram fazer novas paralisações se a tabela de frete fossa mantida. Vídeos que mostravam filas de caminhões em algumas cidades circularam em grupos de Whatsapp de caminhoneiros nesta segunda

Segundo Rêgo Barros, uma nova rodada de negociações entre o governo e a categoria está marcada para a próxima quarta-feira, 24. “O ministro Tarcísio Freitas explicou que o diálogo segue sendo o principal mecanismo com o setor de carga. Estamos desde o início do ano com as portas abertas e essa tem sido a melhor forma de proporcionar transparência às negociações”, disse o porta-voz.

O presidente teve uma reunião no início da manhã desta segunda com os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para tratar do assunto.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado