Menu
Política & Poder

PCDF reforça plantões e realiza campanhas para garantir carnaval seguro

A DEAM, no sábado (22), a partir de 15h, lança a 2ª edição da campanha Não Mexa Comigo, Senão Eu Apito, na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto

Redação Jornal de Brasília

21/02/2020 15h59

PCDF

Foto: Divulgação/PCDF

No Carnaval de 2020, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reforçará o efetivo para promover segurança e atendimento ágil à população. Dessa maneira a corporação pretende realizar o registro de ocorrências criminais, termos circunstanciados e procedimentos da Polícia Judiciária nas unidades circunscricionais dos locais dos eventos e na Cidade da Segurança Pública. Haverá efetivo suficiente para que não existam falta no atendimento à população, sendo possível realizar 24 atendimentos simultaneamente.

A PCDF também estará de prontidão para coibir a prática de crimes nas áreas dos eventos e imediações, especialmente roubos e furtos, uso e tráfico de drogas e condutas que possam representar riscos à segurança e à ordem. 

Na Cidade da Segurança Pública, a PCDF conta com quatro unidades avançadas: Delegacia Móvel – para registro de ocorrências policiais e termos circunstanciados; Instituto de Medicina Legal – IML, para exames de lesões corporais, embriaguez e ad cautelam; Instituto de Criminalística – IC, para exames de constatação de drogas – com a emissão do laudo definitivo; e Instituto de Identificação – II, para exames de identificação de detidos e suspeitos não identificados. Equipes da Divisão de  Operações Especiais – DOE também ficam de prontidão nessa área para atuar na garantia da lei e da ordem pública.

Drones com sistema de reconhecimento facial para detectar indivíduos com mandados de prisão, estarão presentes durante todo o período do feriado. O efetivo nas delegacias de polícia também é reforçado. Na 5ª DP, situada na área central de Brasília, a equipe de plantão tem reforço de mais três delegados, três escrivães e nove agentes de polícia. Na 1ª DP, mais dois delegados, dois escrivães e seis agentes de polícia reforçam o plantão nos dias de carnaval.

Na Delegacia da Criança e do Adolescente 1 – DCA 1, somam à equipe dois delegados, dois escrivães e seis agentes de polícia. A Delegacia de Atendimento à Mulher – Deam também reforça o plantão policial com dois delegados, dois escrivães e mais seis agentes de polícia.

A especializada DEAM, no sábado (22), a partir das 15h, lança a 2ª edição da campanha Não Mexa Comigo, Senão Eu Apito, na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. A ação objetiva a prevenção da importunação sexual no Carnaval. No local, a equipe da DEAM distribui material informativo e atende ao público. Além disso, como o nome indica, também são distribuídos apitos para que as foliãs alertem sobre condutas desrespeitosas durante o evento.

A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência – DECRIN/PCDF promove a ação Unidos da Diversidade – Carnaval Sem Preconceito, Sem Racismo e Sem LGBTfobia juntamente com o Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios – MPDFT, a Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do DF e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF – CLDF.

A campanha educativa visa uma folia com respeito à diversidade. Na ação, também são divulgados os canais de denúncia anônima, como o telefone 197 da PCDF; Disque 100 Direitos Humanos; Ouvidoria 162 do GDF; e Disque 127 da Ouvidoria do MPDFT. Adesivos e viseiras da campanha são distribuídos nos blocos carnavalescos do DF. 

 

Com informações da PCDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado